Vigilância Sanitária de Diadema promove ação educativa no Dia do Nutricionista
Nutricionistas do serviço irão esclarecer as “lendas alimentares” e hábitos incorretos que contaminam os alimentos, além de desmistificar o trabalho de fiscalização da Vigilância
- Data: 30/08/2022 17:08
- Alterado: 30/08/2022 17:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
Para comemorar o Dia do Nutricionista, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará ação educativa sobre higiene e manipulação de alimentos nesta quarta-feira (31/08), das 9h às 11h, na Praça Lauro Michels, região central da cidade.
A ação foi pensada e desenvolvida pelos técnicos do serviço de Vigilância Sanitária para passar orientações sobre “lendas alimentares” e hábitos incorretos que podem acarretar a contaminação dos alimentos, além de desmistificar o trabalho de fiscalização da Vigilância. “Ainda hoje, há a ideia de que a Vigilância Sanitária realiza apenas ações após denúncias e, no entanto, o trabalho dos técnicos vai além disso. E é isso que queremos mostrar com essa ação, que o trabalho da Vigilância Sanitária é também, realizar atividades educativas junto à população, esclarecendo alguns ditos populares, falando sobre boas práticas de manipulação de alimentos e assim contribuir para uma melhora no armazenamento e preparo do alimento em casa”, explica Cristina da Silva Marins, coordenadora da Vigilância em Saúde.
Com cenário e objetos referentes à cozinha, como alimentos, geladeira, talheres e outros utensílios, será possível demonstrar de forma prática e lúdica situações verdadeiras e hábitos que podem prejudicar o preparo correto e seguro das refeições. Entre os hábitos alimentares e culturais que passam de geração em geração, mas não possuem comprovação científica estão lavar as verduras, frutas e legumes com vinagre e não guardar a comida quente na geladeira porque azedar.
A nutricionista e coordenadora da Vigilância Sanitária no município, Rita de Cassia Silva, esclarece que apenas o hipoclorito ou cloro matam os microrganismos – mas é preciso verificar no rótulo a indicação para higienização de frutas, legumes e verduras – e que os alimentos não podem ficar mais de 30 minutos em temperatura ambiente. “Se o alimento que está pronto e não será consumido nesse tempo, não tenha dúvidas, guarde na geladeira em porções menores, sempre tampados”, ressalta a profissional que alerta ainda sobre a importância de avaliar as condições das embalagens e a organização da geladeira para manter a qualidade dos alimentos.
Vigilância
As ações de Vigilância Sanitária são voltadas, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. O serviço realiza também ações educativas e a fiscalização de serviços de interesse da saúde como escolas, hospitais, clínicas médicas e odontológicas, indústrias e comércios atacadistas de produtos de interessa à saúde, entre outros.
Serviço:
Ação educativa sobre higiene e manipulação de alimentos
31 de agosto de 2022, quarta-feira, das 9h às 11h
Local: Praça Lauro Michels. Encontro das avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquível e Antonio Piranga com a Rua Amélia Eugênia – Centro.