Vigilância Sanitária de Diadema promove ação educativa do uso do ‘Passaporte da Vacina’

Primeira ação foi realizada nesta quinta-feira (3) para conscientizar os comerciantes da região central da cidade

  • Data: 03/02/2022 17:02
  • Alterado: 17/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Vigilância Sanitária de Diadema promove ação educativa do uso do ‘Passaporte da Vacina’

Primeira ação foi realizada nesta quinta-feira (3) para conscientizar os comerciantes da região central da cidade

Crédito:Dino Santos

Você está em:

Na manhã desta quinta-feira (3), a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu uma ação informativa com os comerciantes localizados na Avenida Antônio Piranga, no Centro da cidade, para sensibilizar sobre o cumprimento do Decreto Municipal nº. 8.087/2022, publicado em 27 de janeiro, que instituiu o “Passaporte da Vacina”, que torna obrigatória a apresentação do cartão de vacinação para entrada nos estabelecimentos e locais de uso coletivo.

O local foi escolhido para a primeira ação pela localização estratégica, já que concentra diferentes tipos de estabelecimentos previstos no Decreto, como academia de ginástica, bares, lanchonetes, restaurantes e centros comerciais.

Segundo Cristina Marins, coordenadora da Vigilância Sanitária do município, a atividade foi exitosa. “Esse primeiro processo de orientação foi importante. Encontramos vários comerciantes com dúvidas, então foi o momento que tivemos para aproveitar e esclarecer cada uma delas. Além disto, também encontramos a população informada, já chegando em alguns estabelecimentos com o comprovante de vacinação na mão. O que nos deixou muito felizes. Enquanto alguns estão resistentes com a vacinação, outros já sabem da importância da vacina, que está sendo solicitado o comprovante nos estabelecimentos e já chegam mostrando o documento. Foi uma experiência bacana e proveitosa “, afirmou Cristina.

Outras ações de caráter educativo serão realizadas ao longo dos próximos dias. O objetivo é dar tempo para a população e empresas se adequarem às mudanças previstas na legislação municipal e atender sugestões feitas por empresários à gestão municipal. Após essa fase, outros órgãos da cidade poderão se juntar à equipe da Saúde para fortalecer as fiscalizações. Posteriormente, os estabelecimentos que descumprirem o decreto serão notificados e poderão sofrer as sanções previstas para cada situação.

“Nesse momento a Vigilância Sanitária trará informações e tirará dúvidas. Não vai ser momento de chegar autuando ou penalizando os comerciantes. Não é o nosso objetivo. A gente quer mesmo que a população tenha consciência da importância da vacinação”, explica Cristina.

Wladyr Vicenzetto Júnior apoia a medida e foi um dos munícipes que chegaram a um restaurante no centro com o comprovante em mãos. “É bom pedir o comprovante de vacinação porque tem pessoas que não querem tomar a vacina. Quando entramos em um local que é obrigatório mostrar a carteira de vacinação, a gente se sente mais seguro e protegido”, afirmou o morador que completou seu esquema vacinal na UBS ABC. 

Ademar Leite da Silva, vice-presidente da Associação dos Empreendedores da Galeria Shopping Popular, que administra o local, aprovou o tom educativo da ação. “Vou orientar os demais empreendedores sobre o decreto municipal e colocar informações na entrada do estabelecimento para orientar o público que frequenta o Shopping Popular sobre o passaporte da vacina”.

Denúncias a respeito do descumprimento dos protocolos sanitários podem ser feitas à Vigilância Sanitária, pelo e-mail: [email protected], e à Ouvidoria da Saúde, no e-mail: [email protected] .

Diálogo aberto com os comerciantes

Desde o dia 1º de fevereiro, quando o Decreto entrou em vigor, foram feitas reuniões com representantes de diversos setores produtivos da cidade para explicar o objetivo da medida, entre elas, conter o avanço do novo coronavírus e evitar a necessidade da adoção de medidas mais restritivas, como o lockdown, caso o número de casos cresça no munícipio.

Outro ponto importante e que tem gerado controvérsias por desconhecimento da lei diz respeito aos pacientes que, por questões de saúde, têm contraindicação para a vacinação. Nesses casos específicos, será necessário apresentar comprovante médico dessa condição em substituição ao passaporte da vacina.

“A adesão ao decreto ajuda a preservar a saúde da população, conter o avanço de casos e internações por Covid-19 e funciona como um incentivo à vacinação. Mas é importante reforçar que a apresentação da Carteira Vacinal é apenas mais uma forma de conter a disseminação do novo coronavírus. A medida não autoriza comerciantes e a população a descartarem os demais protocolos sanitários vigentes, como uso correto da máscara, higienização das mãos, distanciamento e, no caso de comércios, de ofertar álcool gel para clientes e funcionários”, alertou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto. 

Quem ainda tem dúvida sobre o Passaporte da Vacinação, pode conferir um Perguntas e Respostas no site da PMD específico sobre o tema.

Vacinação

A Campanha Municipal de Vacinação em Diadema segue avançando. Atualmente, a vacina está disponível para o público infantil entre cinco e 11 anos e demais grupos elegíveis acima de 12 anos, de acordo com a indicação de doses (D1, D2, D3 e D4), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Para facilitar o acesso daqueles que não conseguem chegar ao posto de vacinação dentro desse horário, a Secretaria de Saúde ampliou o horário em quatro Unidades (Centro, Serraria, Paineiras e Promissão) até as 18h.

Parceria com o Shopping Praça da Moça permitirá que a população possa receber seu imunizante no centro de compras. Nesta sexta-feira (4) e neste sábado (5), a campanha de vacinação estará no shopping.

Além disto, neste sábado, acontece mais um Dia D de vacinação contra a covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Diadema, das 8h30 às 16h. Apenas a aplicação do reforço da Janssen (para quem tomou a Dose Única do mesmo imunizante) está centralizada nas UBS Eldorado, Paineiras, Serraria e Nogueira.

Para aqueles que estão com dose em atraso ou precisam completar o esquema vacinal basta comparecer à unidade mais perto de casa. Confira a lista de endereços das UBSs.

Compartilhar:
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos Primeira ação foi realizada nesta quinta-feira (3) para conscientizar os comerciantes da região central da cidade

  • Data: 03/02/2022 05:02
  • Alterado:17/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados