Vice-prefeita de Diadema visita a Mazzaferro, que completa 70 anos
Empresa é a maior do mundo em capacidade de produção de linhas e redes de pesca
- Data: 02/06/2023 19:06
- Alterado: 31/08/2023 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso/PMD
A vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) de Diadema, Patty Ferreira, esteve na tarde desta quinta-feira (1) em visita à planta industrial da Mazzaferro, maior do mundo em capacidade de produção de linhas e redes de pesca. A empresa, que possui cerca de 300 funcionários, ocupa 70 mil m2 na região do Casa Grande e completa 70 anos em 2023.
“Nosso trabalho é construir um ambiente que não só atraia novos negócios para Diadema, mas que também garanta condições para que as indústrias tradicionais da cidade permaneçam”
Patty esteve na sede, conversou com diretores e conheceu um pouco mais da história da empresa. “Nosso trabalho, principalmente na secretaria de Desenvolvimento Econômico, é construir um ambiente que não só atraia novos negócios para Diadema, mas que também garanta condições para que as indústrias tradicionais da cidade permaneçam, mantenham os empregos gerados aqui e sejam até incentivadas a ampliar sua produção,” afirmou Patty. “É com essa parceria que a cidade cresce e gera emprego e renda.”
Paulo Barbosa, secretário-adjunto da SEDET, acompanhou Patty na visita e explicou a nova política de incentivos fiscais do município, o apoio às indústrias do Polo Cosmético e as possibilidades de parcerias entre empresas da cidade e a Prefeitura, não só na geração de empregos, mas também nas áreas da Cultura, Esporte e Educação. “Um grande empreendimento, que paga regularmente seus impostos, pode receber de volta até 50% do que investiu em produção, ampliando sua fábrica ou comprando maquinário. Dinheiro do IPVA pode ser revertido na ampliação da frota. ICMS pode ser usado em projetos sociais da cidade. Já entregamos mais de 100 milhões de reais em incentivos,” completou o secretário-adjunto.
Para o diretor de negócios da Mazzaferro, Rogério Salvaia, esses estímulos são muito benvindos. “Estamos há muitos anos fazendo parte da história de Diadema, e do ABC, e construindo essa referência que temos no ramo da pesca. Os anos da pandemia foram difíceis, pra todo mundo, houve falta de matéria prima no mercado, mas conseguimos não parar a produção nenhum dia e ainda compramos novas máquinas. Mantivemos centenas de empregos, registrados, com benefícios, e dificilmente alguém no Brasil hoje come pescado que não passou por nossas redes. É muito bom que a Prefeitura invista também em quem já está aqui há tanto tempo,” afirmou o diretor, já pedindo o levantamento dos valores investidos nos últimos 2 anos e que se encaixariam na lei de benefícios. “Com isso dá até pra pensar em ampliação, por que não?”
A gerente de recursos humanos da empresa, Mônica Biajo, gostou muito de conhecer os serviços da secretaria, principalmente o Emprega Diadema, que, como agência pública de emprego, faz essa intermediação entre empresas e trabalhador, selecionando os melhores perfis para as vagas oferecidas. “Temos necessidade de estagiários, queremos empregar gente de Diadema e vamos procurar o Emprega sim,” comentou ela.
Para a vice-prefeita, a preocupação da Mazzaferro também com a questão ambiental é muito importante. “Fazer o recolhimento dos descartes da forma correta, auxiliar na limpeza e reciclagem desse material, trabalhar com as cooperativas, isso tudo contribui para o que chamamos de economia verde e queremos que Diadema seja referência também nesse setor,” pontuou Patty. “Ainda esse mês estamos criando um Centro de Inovação e Desenvolvimento em Química Verde, em parceria com a Unifesp e o Polo de Cosméticos. Vamos todos juntos. Ninguém faz nada sozinho.”
Sobre a Mazzaferro
Criada em 1953 por imigrantes italianos, a Mazzaferro atua em mais de 57 países e em todo o Brasil, sendo referência como a primeira indústria de fibras e fios sintéticos da América Latina. Com foco principal na produção e comercialização de linhas para pesca, cordas, redes, fibras sintéticas, entre outros, a Mazzaferro também possui um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental e conta com projetos como Ecoponto de linhas em pesqueiros, reciclagem de linhas e redes, carretel 100% sustentável e ações com lojistas para descarte consciente.