ViaQuatro e ViaMobilidade recebem campanha de conscientização sobre fibromialgia e Alzheimer
Em parceria com a Proz Educação, ações nas Estações Grajaú e Luz, das linhas 9-Esmeralda e 4-Amarela, respectivamente, levam informações sobre diagnóstico e tratamento das doenças
- Data: 22/02/2024 13:02
- Alterado: 22/02/2024 13:02
- Autor: Redação
- Fonte: ViaQuatro e ViaMobilidade
Crédito:Divulgação
A ViaQuatro e a ViaMobilidade, em parceria com a Proz Educação, promovem nos dias 23 e 28 de fevereiro, nas estações Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, e Luz, da Linha 4-Amarela, a campanha de engajamento Fevereiro Roxo. A intenção é levar aos passageiros informações sobre diagnóstico precoce e tratamento da fibromialgia e do mal de Alzheimer.
Nesta sexta-feira (23), a Proz Educação levará alunos do curso técnico em enfermagem para a Estação Grajaú, a fim de orientar os interessados e distribuir folhetos informativos. No dia 28 (quarta-feira da próxima semana), a ação acontece na Estação Luz. Nos dois locais, os eventos ocorrem entre 10h e 15h. Além das orientações, os passageiros também poderão passar por atendimento, com aferições de pressão arterial e níveis de glicemia.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida que afeta em sua maioria mulheres entre 30 e 60 anos. Além de dor generalizada, a doença causa fadiga, dificuldades cognitivas como problema de concentração e perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e até mesmo quadros de depressão. Uma das principais dificuldades apresentadas no momento de diagnosticar essa doença é que muitas vezes seus sintomas podem ser confundidos com situações de estresse ou mal-estar do dia a dia.
Como todos seus sintomas podem ser relativamente comuns, acredita-se que a fibromialgia é uma doença subnotificada. Sem cura, sua causa também é desconhecida, ainda que alguns fatores estejam envolvidos, como a hereditariedade.
Mal de Alzheimer
A doença de Alzheimer ganhou o nome do médico que a descreveu primeiro em 1906, o psiquiatra Alois Alzheimer. Essa doença degenerativa apresenta como sintomas principais a falta de coerência na fala e perda de memória. O indivíduo se lembra de histórias antigas e passa a repeti-las, sem se recordar de fatos recentes, ocorridos no mesmo dia. Dessa forma, ainda que seja relacionada às pessoas de mais idade, a doença pode aparecer precocemente em indivíduos que tenham casos na família.
Além disso, classificada como principal causa da demência, o Alzheimer torna a pessoa dependente para as tarefas básicas do dia a dia. Ainda sem cura, afeta a capacidade de atenção da pessoa, assim como seu aprendizado e convívio social. Ao ser diagnosticada ainda no início, é possível introduzir um tratamento terapêutico e medicamentoso que ajuda no retardo dos efeitos mais graves.
Serviço – Fevereiro Roxo
Local: Estação Grajaú, Linha 9-Esmeralda
Dia: 23 de fevereiro de 2024
Horário: 10h às 15h
Local: Estação Luz, Linha 4-Amarela
Dia: 28 de fevereiro de 2024
Horário: 10h às 15h