Via Streaming – “Ruído Branco” – O terror está no ar
Baseado no livro de Don DeLillo, nova produção da Netflix ironiza as preocupações da modernidade
- Data: 28/12/2022 09:12
- Alterado: 22/08/2023 20:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Publicado em 1985, o livro de ficção “Ruído Branco” – do romancista Don DeLillo – é considerado uma obra prima. O romance venceu o prêmio National Book (uma das premiações mais importantes que contempla o universo literário) em 1985 e, mais recentemente, foi listado pela revista americana “Time” como um dos melhores livros em língua inglesa escritos entre 1923 e 2005. Com um jeito único de contar essa trama tão peculiar, “Ruído Branco” parecia ser um enorme desafio quando se pensava em uma possível adaptação para os cinemas. Porém, o cineasta americano Noah Baumbach decidiu encarar esse desafio, ao lado da Netflix.
O filme – que terá o mesmo título da obra que lhe deu origem – chega como um original na plataforma de streaming no dia 30 de dezembro e tem como protagonistas os atores indicados ao Oscar Adam Driver e Greta Gerwling. A história é passada nos anos 1980 e tem como núcleo principal a família de Jack Gladney, um professor de história que ensina a matéria “Nazismo Avançado” – do qual ele mesmo montou o currículo, apesar de não saber alemão – e que é muito popular entre os alunos da escola em que trabalha. O personagem é casado com Babette, uma instrutora de exercícios para pessoas mais idosas, e os dois nutrem um profundo medo da morte.
Juntos, o casal tem um filho pequeno. E, somando as proles de casamentos anteriores dos dois, a família é composta por quatro crianças. As paranoias e o medo da morte de Jack e Babette irão ser alimentados quando um terrível acidente acontece. Uma batida entre um trem carregando substâncias tóxicas e um caminhão gera uma explosão que espalha na atmosfera gases de extremo risco para os seres humanos. Assim, a família é forçada a sair de sua casa e entrar em uma viagem sem destino, em busca de um local seguro para viver.