Via Streaming – “O Rapaz que Prendeu o Vento” – Sopro de conhecimento

Nova estreia da Netflix acompanha a história verídica de um jovem que, com sucatas e pedaços de uma bicicleta, foi capaz de domar o vento

  • Data: 26/02/2019 10:02
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming
Via Streaming – “O Rapaz que Prendeu o Vento” – Sopro de conhecimento

Crédito:

Você está em:


No início dos anos 2000, a África Meridional enfrentou uma série de mudanças climáticas que afetaram drasticamente na produção de alimentos e submeteu mais de 2,6 milhões de pessoas à condição de fome extrema. Em Malawi, um país composto majoritariamente por pequenos fazendeiros e com grandes dívidas externas, essa crise atingiu a população com toda força, principalmente devido à falta de ação governamental. É nesse cenário que vive William Kamkwamba, um jovem de 13 anos que, após ser forçado a abandonar o colégio, decide utilizar-se da precária biblioteca local para prosseguir com os estudos e construir um moinho de vento capaz de fornecer eletricidade à região. Para contar essa história verídica, a Netflix se une a Chiwetel Ejiofor (“12 anos de Escravidão”), em sua estreia como diretor, para o lançamento de “O Rapaz que Prendeu o Vento” no dia primeiro de março.

O filme se passa em Masitala, um vilarejo a duas horas e meia da capital, onde pequenas fazendas convivem com uma poderosa indústria de tabaco, que consome descontroladamente as árvores da região. Apesar das tensões que rodeiam o ambiente familiar de William Kamkwamba (Maxwell Simba), seus pais acreditam que somente a educação será capaz de mudar a realidade de seus 7 filhos e vão ao extremo, até mesmo se privando de comer para concedê-la. Porém, chega um momento que as circunstâncias externas prevalecem, e fica impossível manter William na escola.

Ávido por conhecimento e determinado a melhorar o bem-estar familiar, o garoto decide prosseguir os estudos em física através do livro “Using Energy”. Sem ter um estudo avançado em inglês, William utilizou-se das imagens e esquemas para entender o funcionamento de motores e baterias com o intuito de construir um moinho de vento capaz de fornecer energia elétrica. Porém, apesar de dispor da maioria das peças através do ferro velho local, o garoto precisaria do dínamo presente na bicicleta do pai (Chiwetel Ejiofor) para pôr seu plano em prática. Nesse contexto, a rígida hierarquia familiar dos Kamkwamba é posta em xeque, quando modernidade e conservadorismo se enfrentam.

Compartilhar:
1
Crédito:

  • Data: 26/02/2019 10:02
  • Alterado:22/08/2023 21:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados