Via Streaming – Dica da Semana: “Rota 66: A Polícia que Mata”

Reportagem de mais de 30 anos sobre a brutalidade policial em São Paulo, feita pelo jovem jornalista Caco Barcellos, continua atual e urgente – na Globo Play

  • Data: 12/04/2023 07:04
  • Alterado: 31/08/2023 23:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming
Via Streaming – Dica da Semana: “Rota 66: A Polícia que Mata”

Crédito:

Você está em:


Ao ligar as televisões ou acessar portais na internet, uma das notícias mais recorrentes é de que alguma pessoa – geralmente um jovem preto morador de favela – foi morta como consequência da violência urbana no país. Tal fato se comprova em estudos divulgados pelo jornal suíço “Les Temps”, que coloca a polícia brasileira como uma das que mais mata no mundo, com uma média de 17 mortes por dia (de acordo com um levantamento realizado em 2021). Um problema de política pública que vem se arrastando desde o crescimento das próprias cidades, são muitas as denúncias do comportamento abusivo desses policiais para com a população. Dentre eles, o livro “Rota 66”.

Escrito por Caco Barcellos – um dos jornalistas mais premiados do Brasil  –, o livro de jornalismo investigativo lançado em 1992 ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Reportagem e serviu de base para uma série original da Globo Play “Rota 66: A Polícia que Mata”. Com uma temporada de oito episódios, a produção lançada em 2022 pretende dar vida aos relatos de Caco e mostrar a sua investigação contra a Rota 66, um esquadrão de elite da Polícia Militar de São Paulo, durante um período de cerca de 7 anos (começando na década de 1970), período em que a PM mais matou civis na cidade.

Apesar de saber da violência policial, conforme vai se aprofundando nas vivências da periferia, o jovem jornalista descobre que a situação é muito pior do que ele e outros profissionais da imprensa especulavam. Além de expor a corrupção que acontecia dentro da Rota 66, a série se propõe a contar as histórias das famílias das vítimas, em um movimento de resgate da memória. Dessa forma, as gerações que não acompanharam as investigações saibam das mais de 4200 pessoas que foram executadas covardemente pela Polícia de São Paulo, em um verdadeiro genocídio da população pobre.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 12/04/2023 07:04
  • Alterado:31/08/2023 23:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados