Via Streaming – Dica da Semana: “Rainha de Katwe”
Jovem enxadrista ugandense tem sua história de vida retratada em longa da Disney
- Data: 02/12/2022 07:12
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Disponível para os assinantes da Disney Plus, o filme de 2016 “Rainha de Katwe” foi dirigido por Mira Nair e conta a história real de uma menina africana que, mesmo com todas as adversidades por conta da sua péssima condição financeira, ganhou o mundo com as suas habilidades jogando xadrez. Órfã de pai, a menina vive com a sua mãe, Nakku Harriet (Lupita Nyong’o), e os seus irmãos em uma das maiores favelas de Kampala, capital da Uganda. Tendo que trabalhar desde cedo para ajudar em casa, a jovem foi obrigada a largar a escola.
Mesmo não sendo mais aluna formal, Phiona às vezes dá umas escapadas para próximo da escola e tenta observar o que os estudantes estão fazendo. Em uma dessas vezes, o professor Robert Katende (David Oyewo) de xadrez a convida para participar da aula também. Empolgada com a nova atividade e os desafios que ela impõe, a protagonista logo irá mostrar ser um prodígio no jogo, sendo capaz de prever 8 jogadas antes o que seus adversários iriam fazer. Por conta do seu talento, o professor começa a levar Phiona para campeonatos de xadrez e, conforme vai melhorando suas habilidades, o sonho de se tornar uma enxadrista profissional vai se tornando cada vez mais próximo.
Com o xadrez se tornando uma atividade profissional da qual a menina é muito boa, Phiona consegue retomar os estudos e até mesmo ajudar a sua família a sair da miséria. Além disso, se tornou a primeira mulher a vencer o Campeonato Nacional Júnior de Xadrez em Uganda (2014), e conseguiu representar o seu país nas Olimpíadas de Xadrez da Noruega (2014), apenas quatro anos depois de ser apresentada ao esporte. Apesar dos clichês e dá ode à meritocracia que são os pontos mais fracos do filme, “Rainha de Katwe” encanta por sua história real de resiliência, luta e dedicação.