Via Streaming – “clickbaits” – Mentiras quase sinceras

Nova série da Netflix retrata a distorção das informações na internet

  • Data: 18/08/2021 08:08
  • Alterado: 22/08/2023 22:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming
Via Streaming – “clickbaits” – Mentiras quase sinceras

Crédito:

Você está em:


Também conhecidos como “caça-cliques”, os “clickbaits” são uma estratégia polêmica utilizada por vários sites na internet para aumentar o tráfego online através de títulos enganosos e sensacionalistas. O termo também se refere à quebra de expectativa do usuário, que, ao acessar esse conteúdo, se depara com algo raso e distorcido pelo título. No longo prazo, veículos que utilizam dessa estratégia perdem credibilidade e audiência. E é sobre as consequências dessa prática e como as pessoas na internet estão suscetíveis à manipulação, que aborda a nova série da Netflix, “Clickbait”, com estreia marcada para 25 de agosto.

Ao longo de oito episódios, a história se constrói ao redor do misterioso desaparecimento de Nick Brewer (Adrien Grenier), um homem aparentemente pacato que vivia em um típico subúrbio americano junto com a esposa e seus dois filhos. Na superfície ele parece ser um homem como qualquer outro, no entanto, pouco tempo após seu sumiço, vídeos começam a circular nas redes sociais em que Nick aparece espancado e, claramente contra sua vontade, segura cartazes com supostas confissões sobre crimes de abuso sexual e assassinato. Além disso, o último vídeo carrega um aviso: “Com 5 milhões de visualizações, eu morro”.

Nesse contexto, sem saber exatamente se há verdade nos vídeos de Nick ou se ele é apenas um peão em um experimento social doentio do sequestrador, sua irmã Pia Brewer (Zoe Kazan) e sua esposa Sophie Brewer (Betty Gabriel), apesar de suas desavenças pessoais, decidem unir forças em uma batalha contra o tempo para encontrá-lo. Contudo, o caso se torna um fenômeno midiático e as visualizações crescem cada vez mais rápido. Assim, através de diferentes pontos de vista, “Clickbait” busca explorar as formas como os impulsos mais perigosos são estimulados nas redes sociais e o abismo que se forma entre as personalidades virtuais e a realidade de cada indivíduo.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/08/2021 08:08
  • Alterado:22/08/2023 22:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados