Via Streaming – A ameaça do sonho americano
Na nova produção da Amazon, uma imigrante ilegal senegalesa é assombrada pelas suas decisões ao ter que abdicar do convívio com o filho para trabalhar de babá em Nova Iorque
- Data: 14/12/2022 13:12
- Alterado: 22/08/2023 20:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
No período mais recente da história, a imigração tem sido alvo de grandes discussões na sociedade civil e nas esferas de poder do mundo todo. Da mesma forma, tal temática tem sido cada vez mais presente nos cinemas, uma vez que essa arte tenta dialogar com as questões atuais e construir (ou reforçar) linhas de pensamento. Porém, nem sempre essas produções conseguem dialogar com o tema da imigração (em especial a ilegal) de forma próxima, ou seja, da realidade do indivíduo no dia a dia. Por se afastar dessa tendência, o thriller psicológico “Nanny” foi destaque na edição de 2021 do festival de Sundance.
Vencedor do Grande Prêmio Juri Dramático, o longa é uma produção original da Amazon Prime Video e contou com a direção da estreante cineasta americana Nikyatu Jusu. O enredo gira em torno da senegalesa Aisha (Anna Diop), uma imigrante ilegal que vai para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida para si e para o seu filho, o qual teve de deixar sob os cuidados de terceiros em seu país natal enquanto não conseguia o dinheiro para trazê-lo. Aisha irá trabalhar como babá da filha de um casal muito rico em Nova Iorque, onde irá conhecer uma realidade muito diferente da sua.
Entre os conflitos causados pela sua maternidade à distância e o papel que desempenha no seu trabalho, logo Aisha irá tentar trazer o seu filho para perto. Porém, com a aproximação da chegada do menino, a protagonista começará a ter sonhos estranhos e visões perturbadoras que a farão questionar o seu próprio entendimento do mundo. Com estreia marcada para o dia 16 de dezembro, “Nanny” revisita o tão difundido “sonho americano” e escancara as injustiças, a violência e o sofrimento que é escondido pelo perverso pensamento meritocrático – de que, para ter uma vida boa, basta se esforçar.