Vendas pelo WhatsApp: Especialista dá cinco dicas de como aproveitar a ferramenta
Criar perfis para vender nas redes sociais e só o primeiro passo para começar um negócio
- Data: 04/04/2022 15:04
- Alterado: 17/08/2023 06:08
- Autor: Redação
- Fonte: Maurecy Moura
Empreender
Crédito:Divulgação
Criar perfis para vender nas redes sociais e só o primeiro passo para começar um negócio. Sem conteúdo e engajamento, é difícil impulsionar uma ideia para, de fato, ganhar dinheiro. Por isso, o especialista Maurecy Moura, famoso por ajudar mais de 70 mil pessoas a empreender on-line, indica o WhatsApp, ferramenta utilizada por mais de 120 milhões de brasileiros, como um apoio importante na hora das vendas.
Efetivação das vendas
“Quem quer começar a expor produtos no Instagram, por exemplo, pode ter dificuldade de efetivar as vendas pelas mensagens ou comentários nas publicações. Por isso, a dica é direcionar os potenciais clientes ao WhatsApp para dar mais detalhes e aproveitar a funcionalidade de pagamento. Desta forma, o processo tem menos etapas e aumenta as chances da efetivação da venda”, destaca Maurecy
Explorar o elemento de exclusividade
O Instagram e o Tik Tok, por exemplo, tem características de vitrine. Mas pelo WhatsApp ser um contato mais íntimo e imediato com as pessoas, vale investir em ações e promoções que são exclusivas para a lista de contatos, segundo Maurecy. “Estratégias como prazo de promoções e porcentagens de desconto podem auxiliar nestas situações”, explica.
Aproveitar para se aproximar do cliente
Nem só de mensagens automáticas deve viver o empreendedor. De acordo com o especialista, tirar um tempo para entender o perfil do cliente e oferecer produtos personalizados será um diferencial e pode fazer com que a loja seja sempre lembrada. “Mas é preciso dosar as interações para tornar as abordagens inconvenientes”, destaca.
Listas de transmissão ou grupos?
Se a ideia para o disparo de ofertas e oportunidades é mostrar mais interesse pelos clientes, as listas de transmissão podem dar uma sensação de intimidade com as pessoas. “Mas os grupos ainda podem ser bons canais para troca de experiências entre os clientes e ações mais pontuais, como ofertas relâmpago”, diz Maurecy.
Construa a audiência entre todas redes sociais do negócio
Uma boa estratégia para manter um bom fluxo de pessoas no Instagram e no Tik Tok, e também garantir uma base de contatos bem tratada no WhatsApp, é a divulgação das redes. “No aplicativo de mensagens, pense em ações que envolvam os clientes irem até o Instagram ou Tik Tok e interagir com as publicações por meio de curtidas e comentários. Isso vai garantir um alto nível de engajamento”, finaliza o especialista.