Vendas nos supermercados caem em 2013
Inflação já afeta as vendas nos supermercados paulistas
- Data: 31/07/2013 11:07
- Alterado: 31/07/2013 11:07
- Autor: Redação
- Fonte: APAS
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O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados) no conceito de mesmas lojas teve queda de 4,19% em junho na comparação com maio. As manifestações foram responsáveis por uma quantidade menor de lojas abertas e, portanto, afetou as vendas em alguma medida. Aliado a isto, a expectativa de vendas diante dos dias de jogos da Copa das Confederações não se concretizou, e as vendas não foram impactadas de maneira positiva, conforme o esperado. Por fim e não menos importante, a inflação e o menor ritmo de atividade econômica no Brasil já influenciam o poder de compra da população, o que de alguma maneira afeta a decisão de consumo das famílias.
As vendas nos supermercados paulistas apontam desaceleração em 2013 quando comparado ao mesmo período de 2012. Em junho de 2012, o crescimento do setor contra junho de 2011 foi de 6,93%. E no acumulado do ano havia sido de 5,19 contra 0,74% neste primeiro semestre de 2013. Ou seja, muito aquém do esperado, fruto do desaquecimento da atividade econômica brasileira. Vale ressaltar que mesmo com o crescimento nominal do setor a inflação corroeu o faturamento do setor supermercadista neste primeiro semestre.
No conceito de todas lojas houve queda de 4% em junho em relação a maio. Na comparação anual, houve elevação de 4,7% em junho em relação a junho de 2012. E no acumulado de janeiro a junho contra o mesmo período do ano anterior a elevação foi de 1,89%.
O Faturamento Nominal dos Supermercados no Estado de São Paulo em junho teve retração de 4,32% em relação a maio no conceito de mesmas lojas. Em relação a junho de 2012 houve alta de 12,86%. Já no acumulado de janeiro a junho contra o mesmo período do ano anterior a alta foi de 12,56%. No conceito de todas lojas houve queda de 4,14% em junho em relação a maio. Em relação a junho de 2012 houve alta de 15,06%. E no acumulado de janeiro a junho contra o mesmo período do ano anterior a elevação foi de 13,85%.
Os resultados verificados no primeiro semestre de 2013 estão diretamente relacionados ao comportamento das variáveis de emprego e renda que continuam contribuindo para o desempenho das vendas do setor supermercadista. No entanto, a inflação é um fator que afeta todo o comércio varejista, incluído o setor supermercadista, que através da perda do poder de compra da população verifica um crescimento no volume de vendas em ritmo mais moderado do que em períodos de inflação estável.