Vacinação contra covid nas escolas intensifica com volta às aulas presenciais em Diadema
Alunos da rede municipal que ainda não receberam a proteção contra a doença têm mais uma oportunidade para se vacinar sem necessidade de deslocamento
- Data: 04/03/2022 16:03
- Alterado: 04/03/2022 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos / PMD
Com o retorno 100% presencial dos estudantes da rede municipal na próxima segunda-feira (07/03), a Prefeitura de Diadema intensificará a vacinação contra covid-19 nas escolas para alunos de cinco a 11 anos de idade. Neste mês, o calendário de vacinação contemplará mais de 45 escolas da cidade. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias da Saúde e de Educação e integra a política de combate à covid-19 na cidade.
A ação começou em 24 de fevereiro, quando as unidades escolares ainda estavam em atendimento escalonado. Por isso, as equipes de saúde irão retornar às escolas para contemplar maior quantidade de alunos. No dia, foram aplicadas 36 doses.
“Esta decisão vai facilitar a vida das famílias e assegurar o fechamento do ciclo de todas as gerações vacinadas. Neste momento, as escolas municipais estão junto às UBSs criando uma rede de proteção, prevista no artigo 14 do ECA, que assegura à criança e adolescente a proteção integral, incluindo o direito à vacina”, afirma a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Sanches.
Antes do dia da aplicação da vacina, os pais ou responsáveis recebem um termo de autorização para escolha de três opções de vacinação da criança: com acompanhamento presencial dos pais; na impossibilidade de presença de um responsável, deverá ser assinada uma autorização prévia; na terceira opção, o aluno será vacinado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência.
Após a conclusão da aplicação nas escolas municipais, a vacinação será feita com as escolas estaduais. Unidades de ensino particulares devem procurar a UBS de seu território para agendar a vacinação dos alunos.