Vacinação antirrábica: CCZ Diadema amplia oferta do imunizante em agosto

A campanha anual continua suspensa pela Secretaria de Saúde do Estado, mas durante todo o mês de agosto, o CCZ vai ofertar a vacina de segunda a quarta, das 9h às 12h e das 13h às 16h

  • Data: 27/07/2022 14:07
  • Alterado: 16/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Vacinação antirrábica: CCZ Diadema amplia oferta do imunizante em agosto

Vacinação antirrábica

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

Com o intuito de ampliar o acesso à vacina contra a raiva, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai ampliar durante todo o mês de agosto os dias da vacinação antirrábica em cães e gatos. A vacina, que é ofertada sempre na última semana de cada mês, vai ser aplicada de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, durante todo o mês de agosto (enquanto durarem as doses).

“Apesar de não haver, por mais um ano seguido, a realização de campanha de vacinação, que está suspensa em todo o Estado de São Paulo por orientação da Secretaria de Saúde do Estado, o município segue ofertando o serviço de rotina à população com o intuito de garantir a proteção dos animais domésticos”, explica Nanci do Carmo, médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos como, por exemplo, morcegos infectados. No animal pode apresentar mudança de comportamento, salivação excessiva (espuma branca), perda de apetite, agressividade, vontade de morder coisas, demência, entre outros. Também podem ocorrer os sintomas paralíticos da variante do morcego.

A recomendação é que os animais domésticos sejam vacinados uma vez por ano contra a raiva, já que a medida auxilia no controle da doença que é grave e pode acometer os animais e os seres humanos. 

Campanha

Conforme diretrizes do Ministério da Saúde (Ofício Circular nº 66/2020/SVS/MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos permanece suspensa, sem previsão de novas datas, tendo em vista que a situação epidemiológica da raiva no Estado de São Paulo está controlada.

Quem pode se vacinar

A vacinação é liberada para todos os cães e gatos saudáveis (e não prenhes), a partir de três meses de idade. A recomendação é que os cães estejam com coleira e guia. Animais de grande porte ou que apresentem comportamento mais agressivo precisam estar com focinheira. Para os gatos é orientado que o tutor traga o animal em caixa de transporte para evitar fugas e acidentes. Indica-se também evitar o banho dos animais por três dias após a vacinação.

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema é responsável por desenvolver e executar ações que eliminem ou diminuam a transmissão de doenças transmitidas por animais aos seres humanos (zoonoses). É um serviço cujos programas visam à atenção à saúde humana, como o controle do vetor da dengue e o controle da raiva animal, entre outros.

É um dos cinco serviços que compõem a Coordenadoria de Vigilância à Saúde, área responsável por desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. Além do CCZ, a Coordenadoria também é responsável pelo Centro de Referência (CR) em DST, Aids e Hepatites Virais, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) e Vigilância Sanitária.

Serviço:

Imunização de rotina contra a raiva animal

Local: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema

Endereço: Rua Ipoá, 131 – Jardim Yamberê – Inamar

Agenda de agosto: segunda a quarta feira, de 9h às 12h e 13h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.

Mais informações: 0800 77 10 963.

Gratuito.

Compartilhar:

  • Data: 27/07/2022 02:07
  • Alterado:16/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados