USCS estuda anúncios publicitários no imaginário das mulheres do ABC
Depoimentos mostram vínculo estabelecido entre produtos, marcas, mulheres e o universo feminino daquele período
- Data: 31/07/2013 13:07
- Alterado: 31/07/2013 13:07
- Autor: Ana Paula Lazari
- Fonte: USCS
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Quais lembranças os anúncios publicitários da década de 70 provocam nas mulheres do ABC Paulista, quando revistos? Que desejos e comportamentos eles podem provocar? Essas foram algumas das perguntas que conduziram a pesquisa “As Divas do Cotidiano: lembranças de mulheres sobre anúncios publicitários da década de 1970”, elaborada pela professora de Língua Portuguesa Eldi Marisol Saucedo, que lhe garantiu o título de Mestre em Comunicação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
De acordo com Marisol, seus objetivos foram resgatar as lembranças que as mulheres da região do ABC têm sobre os anúncios publicitários de produtos voltados a elas na década de 70 e relacionar as lembranças dessas pessoas acerca de propagandas, produtos e marcas com seus hábitos cotidianos e valores culturais. Para isso, a pesquisadora usou a metodologia da História Oral e ouviu mulheres entre 18 e 35 anos, moradoras do ABC tendo como referência cinco propagandas da programação da TV aberta: shampoo Colorama® – 1970; depilador elétrico Walita® – 1972; Modess® – 1976; Brill® (detergente lava louças da Bombril®) – 1978 e jeans Ellus® – 1979. Marisol relata que a televisão foi presença marcante na vida dos brasileiros da década de 1970 e trouxe em sua programação significativa e expressiva mudança, em especial, pelos anúncios publicitários nela veiculados. “Percebeu-se, a partir dos relatos ouvidos, que a vida cotidiana dessas mulheres foi permeada pela presença constante de produtos que se apresentaram a elas por meio de uma publicidade reelaborada para o público da década e que eram veiculadas pelas emissoras abertas de televisão. Pela permanência na memória dessas mulheres, é possível dizer que esses anúncios estiveram presentes de forma marcante na vida delas, de tal forma a se considerar a mediação da publicidade entre o produto, o consumo e a vida cotidiana”, afirma Marisol.
Para a docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e orientadora dessa pesquisa, Priscila Ferreira Perazzo, a pesquisa foi relevante porque demonstrou como anúncios publicitários fazem parte da nossa vida cotidiana, sem necessariamente consumirmos os produtos ou as marcas. Essa pesquisa também contribui para as novas discussões sobre recepção, que vão além da medição de audiência ou do consumo. Análises como a de Marisol permite compreendermos relações cotidianas, diárias e usuais da publicidade em nossas vidas.
O trabalho acadêmico de Eldi Marisol Saucedo “As Divas do Cotidiano: lembranças de mulheres sobre anúncios publicitários da década de 1970” já está disponível para consulta – na íntegra – no link: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/dissertacoes/2011/pdf/dissertacao_divas_do_cotidiano.pdf
PROGRAMA DE MESTRADO USCS
O programa de Mestrado em Comunicação da USCS objetiva contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda contribuir na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Informações sobre o programa: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/