Universo Caminhoneiro -Um Belo Ano
A Volkswagen Caminhões comemora uma expressiva ampliação nas vendas em 2019, em relação ao ano anterior. Com 30.237 caminhões VW e MAN comercializados, o resultado da empresa teve um salto anual superior a 40%, considerando emplacamentos desde o leve Delivery Express ao extrapesado MAN TGX. Quatro modelos da Volkswagen estão no ranking dos dez caminhões […]
- Data: 14/01/2020 15:01
- Alterado: 14/01/2020 15:01
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: Agência AutoMotrix
Crédito:
A Volkswagen Caminhões comemora uma expressiva ampliação nas vendas em 2019, em relação ao ano anterior. Com 30.237 caminhões VW e MAN comercializados, o resultado da empresa teve um salto anual superior a 40%, considerando emplacamentos desde o leve Delivery Express ao extrapesado MAN TGX. Quatro modelos da Volkswagen estão no ranking dos dez caminhões mais vendidos do país no ano passado: os Delivery Express, 9.170 e 11.180, além do Constellation 24.280. Segundo caminhão mais vendido, o Delivery 11.180 teve 4.642 unidades emplacadas, resultado que representa uma alta de quase 70% em suas vendas frente aos números de 2018. Na sexta posição do ranking, está o Constellation 24.280, com 3.668 caminhões, seguido de perto pelo Delivery Express com 3.497 unidades. Com 3.411 emplacamentos, o Delivery 9.170 é o oitavo modelo mais vendido no Brasil. “A retomada do mercado deve continuar este ano e estamos confiantes em um 2020 com aumento significativo nas vendas. As projeções são positivas: PIB com alta de 2,5%, juros menores, inflação controlada e melhora no nível de confiança são fatores que nos levam a vislumbrar um cenário de renovação e ampliação das frotas”, festeja Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Cá e lá
Em um ambiente de inovações audaciosas e tecnologias futurísticas que é a CES 2020, em Las Vegas, a FPT Industrial exibe seu símbolo de mobilidade e sustentabilidade do amanhã. A grande estrela do estande da empresa é o conceito de Fonte de Potência, o Cursor X 4.0, um novo “powertrain” capaz de usar qualquer fonte de energia disponível, que foi exibido no Brasil na última Fenatran, em outubro. Construído como um moderníssimo estúdio de gravação, o estande destaca o compromisso da marca com a pesquisa e o desenvolvimento de combustíveis alternativos. Criado para ser aplicado desde furgões de entrega até ônibus, de tratores especiais a colheitadeiras, o motor Cursor X pode ser identificado por quatro características principais representadas e resumidas eficientemente por quatro “Ms”: Multipotência, Modular, Multiaplicação e Meticulosidade.
Testes mais tecnológicos
Após dezoito meses de construção, o novo centro de desenvolvimento e testes de caminhões da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha, foi inaugurado, com a missão de testar caminhões da marca de forma abrangente, sustentável e em tempo real. O novo centro de desenvolvimento (também conhecido por sua abreviação alemã EVZ) desempenha um papel importante nos projetos de sistemas de direção conectada, automatizada e elétrica. O EVZ pode simular várias pistas de teste e um grande tipo de superfícies, representativos de estradas ao redor do mundo. Isso permite replicar em laboratório as condições que os veículos podem enfrentar em lugares como América do Sul, Coreia do Sul, África e Europa. Agora, em vez de testar em vias públicas, tests-drive ou ciclos de teste legalmente prescritos são automatizados e extremamente precisos, feitos na sala de experimentos usando simulações. Para isso, o caminhão é conectado aos computadores por uma linha de controle e monitorado a partir daí para todas as funções necessárias. Como resultado, muitas medições complexas de consumo de combustível, que anteriormente eram executadas exclusivamente na estrada, agora serão feitas dentro do EVZ, com precisão ainda maior. A temperatura de toda a sala de testes ainda pode ser ajustada continuamente na faixa de -7°C a 50°C positivos, para produzir condições ambientais extremas.
Novos mercados
A RCR Locação Ltda., um dos principais operadores de transporte das regiões Norte e Nordeste do país, recebeu vinte e um micro-ônibus New Senior, os primeiros do novo modelo da encarroçadora gaúcha Marcopolo que entram em operação no Estado de Pernambuco. Os veículos fazem parte de uma negociação que envolveu também vinte e quatro unidades do rodoviário Ideale e duas do Paradiso 1200, que atenderão as aplicações de fretamento para as empresas Alcoa-Allumar, Mondelez e Unilever. “A venda reforça a presença da Marcopolo na região e em um segmento muito importante, pois a RCR tem grande penetração em outros Estados, como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Pernambuco”, detalha Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo. Este ano, a RCR já adquiriu mais de cem unidades de ônibus da Marcopolo. Os vinte e um micro-ônibus New Senior da RCR têm duas diferentes configurações, com trinta e uma e vinte e três poltronas rodoviárias e são equipados com sistema de ar-condicionado, parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico, bagageiro, preparação para sistema de áudio e vídeo com DVD e monitor, porta-copos e porta-pacotes. Um dos veículos conta com elevador para acessibilidade.