Universitários da Terceira Idade recebem orientações de segurança
Palestra sobre Segurança Primária acontece no Campus Barcelona da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
- Data: 16/11/2013 08:11
- Alterado: 16/11/2013 08:11
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Cerca de 250 alunos da Universidade da Terceira Idade de São Caetano do Sul receberam dicas preciosas de cuidados com a integridade física e de seus bens e pertences. Na tarde da quinta-feira (14/11), os sábios estudantes assistiram à palestra Segurança Primária, com o coordenador operacional do 6º Batalhão da Polícia Militar, capitão Robinson Castropil, no Campus Barcelona da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
O evento, promovido pela Coordenadoria Municipal da Terceira Idade, abriu ciclo de palestras direcionadas aos alunos e que terá sequência em 2014. O tema, tão presente no cotidiano, despertou a atenção e a curiosidade dos integrantes da melhor idade.
O palestrante iniciou a explanação lembrando o que versa o artigo 144 da Constituição Federal. “Segurança é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos nós”, sintetizou, para abrir caminho a uma série de dicas sobre como cada um pode contribuir na prevenção da violência.
Entre os alertas expostos estiveram: entregar cópias da chave de casa apenas a familiares, nunca para estranhos ao lar ou empregados; jamais deixar pertences no interior de veículos; ao viajar, não deixar lâmpadas acesas e pedir para pessoa de confiança recolher as correspondências; checar com as empresas antes de abrir a porta para eventuais prestadores de serviços (funcionários da TV a cabo, do serviço de água, de energia elétrica etc.), que podem ser criminosos disfarçados; acomodar dinheiro sempre no bolso da frente; e instalar itens de segurança em casa, como alarmes e cercas.
“O bandido atua na facilidade, nunca na dificuldade”, justificou Castropil. Após a fala inicial, os alunos realizaram diversas perguntas ao palestrante. Algumas foram respondidas de imediato, como qual procedimento adotar ao avistar um suspeito e quais tipos de boletins de ocorrência podem ser feitos via internet – em virtude do alto número de questões, o capitão se prontificou a responder as demais por e-mail.
A coordenadora municipal da Terceira Idade, Áurea Soares Barroso, exaltou a importância da discussão do tema. “O sentimento de segurança impacta na qualidade de vida e temos experiências muito enriquecedoras quando a polícia se aproxima da comunidade.”