Universidade Zumbi dos Palmares encerra a 6ª Virada da Consciência
A grande homenageada da Virada foi a jornalista Gloria Maria
- Data: 22/11/2023 14:11
- Alterado: 22/11/2023 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
6ª Virada da Consciência
Crédito:Divulgação
Foram cerca de 500 eventos, organizados pela Universidade Zumbi dos Palmares e parceiros, centenas de horas de programação cultural, esportiva, de lazer e de entretenimento para a comunidades, estudiosos e público interessado. Essa foi a 6ª Virada Consciência, a maior já realizada e que, durante sete dias (14 a 20/11), ofereceu várias ações focadas na conscientização antirracista, educação, respeito, valorização e resgate da população negra. A grande homenageada da Virada foi a jornalista Gloria Maria, tema da 11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo – Flinksampa 2023, durante a qual foi lançado o livro Maria, a Gloria do Brasil.
A jornalista também foi o tema do 8º Festival Afrominuto, que premiou alunos de escolas públicas e privadas que, por meio de produções audiovisuais de um minuto, buscaram promover o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial brasileira.
De acordo com o reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares, “todo ano, quando encerramos a Virada, tenho a certeza de que demos mais um importante passo para acabar com o racismo estrutural no Brasil e essa certeza é que me move para a frente em busca de encontrar mais e mais formas de valorizar nossa raça”.
“Outro motivo de orgulho para nós foi o primeiro “lugar conquistado por nosso time feminino durante o 2º Torneio de Basquete”, destacando que, o time masculino vencedor foi o da Engenharia Mackenzie.
Outro destaque da Virada foi a 5ª Corrida e Caminhada da Consciência, que reuniu mais de mil participantes de todas as idades.
A Virada também teve congressos e fóruns: o 12º Congresso Educacional Internacional, o 3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial e o 1º Congresso Unisamba 2023 – Samba do Futuro: Inclusão, Sustentabilidade e Tecnologia.
Na noite de ontem, o 21º Troféu Raça Negra reuniu, na Sala São Paulo, inúmeros convidados que foram homenagear pessoas e empresas que se destacaram por sua luta contra o racismo.
De tudo que estava programado, o único evento cancelado foi o 1º Encontro de Ritmistas e Baterias de Escola de Samba, em razão da chuva.
Outro destaque da 6ª Virada da Consciência foi a assinatura de um acordo de cooperação entre a Universidade Zumbi dos Palmares, o Banco do Brasil e a Fundação Banco do Brasil para fomentar a produção de conhecimento sobre a jornada do negro brasileiro. A parceria implicou a criação do cartão Ouro Card Raízes, o primeiro dos quais foi entregue ao reitor José Vicente. Ele prevê que um percentual das compras será destinado a ações de visibilidade racial, a serem executadas pela Universidade e a Fundação. A ideia é engajar os correntistas a escolher o cartão e colaborar com as iniciativas.