Unipar dá início à 3ª turma do Projeto Pescar

Iniciativa parceira da empresa incentiva o voluntariado e oferece capacitação socioprofissionalizante a jovens de 16 a 19 anos

  • Data: 23/08/2022 13:08
  • Alterado: 16/08/2023 00:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Unipar
Unipar dá início à 3ª turma do Projeto Pescar

Imagem Ilustrativa

Crédito:Lucas Kloppel - LH3 produções

Você está em:

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e uma das maiores produtoras de PVC da América do Sul, deu início às aulas da terceira turma do Projeto Pescar. Apoiado pela Unipar e por diversas outras companhias, a iniciativa tem mais de 45 anos de história e já capacitou cerca de 35 mil jovens. O objetivo do Projeto é promover a formação com noções de cidadania e a preparação para inserção no mercado de trabalho, com o intuito de fomentar a inclusão e o desenvolvimento de jovens. 

A nova turma, que iniciou as aulas no dia 18 de agosto, terá duração de seis meses e contará com a participação de 20 jovens, que foram selecionados dentro dos 86 inscritos. Entre os participantes dessa nova turma estão três jovens refugiados que terão a oportunidade de se desenvolver profissionalmente por meio das aulas e vivências aplicadas no projeto. 

Todos os alunos são moradores das comunidades do entorno da fábrica de Santo André, sendo Rio Grande da Serra (10), Santo André (2), Paranapiacaba (6) e Ribeirão Pires (2). As aulas serão realizadas no período da tarde, das 13h às 17h e a previsão é que o encerramento das atividades aconteça em fevereiro de 2023, e a cerimônia de certificação em março.

“O Projeto Pescar está em linha com a diretriz de sustentabilidade da Unipar, que tem como pilares o saneamento e o desenvolvimento humano. Por meio dele, podemos apoiar a evolução desses jovens nos campos pessoal e socioafetivo, além de técnico e profissional”, ressalta Pedro Rohl, diretor da Fábrica de Santo André. 

Além das aulas previstas pelo Projeto Pescar, a Unipar incentiva o voluntariado e a troca de experiências com os jovens participantes. Ao longo do curso, colaboradores de todas as unidades da companhia podem reservar um tempo para compartilhar experiências e trocar conhecimento, de forma voluntária, com o objetivo de agregar no desenvolvimento dos alunos. 

No primeiro momento serão trabalhados os temas de Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal para o fortalecimento de vínculo. Posteriormente, as aulas teóricas com os voluntários, que terão duração de quatro meses e serão aplicadas de acordo com a grade do curso de Iniciação Profissional em Produção Industrial e de Desenvolvimento Pessoal e Cidadão para o mundo do trabalho com ênfase em tecnologia e inovação. Os dois últimos meses do curso são focados no período de vivências.

Com o desafio conjunto de implementar o novo formato do curso, com duração de seis meses, a gerente do Programa Social Pescar, Sílvia Regina dos Santos, ressalta a importância da parceria com a companhia. “Ficamos muito felizes por contar com a Unipar no Ecossistema de Transformação Social Pescar. Após os excelentes resultados obtidos nas turmas anteriores, buscamos os mesmos objetivos com o novo modelo, que conta com uma metodologia diferenciada e usa trilhas de aprendizagem que são acessadas em plataforma específica da Fundação Projeto Pescar. Acreditamos que ele trará subsídios para com a análise dos resultados e que será possível aplicar a outras parceiras futuramente”, finaliza a responsável pelo programa. 

Oportunidade

Ainda em linha com o pilar de desenvolvimento humano da Unipar, os participantes da nova turma do Projeto Pescar têm mais uma oportunidade de crescimento profissional. Além dos conhecimentos adquiridos no projeto, eles terão a chance de participar do vestibular do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli).

A iniciativa sem fins lucrativos, que tem como objetivo desenvolver a mão de obra especializada em tecnologia no Brasil, também conta com apoio da companhia, que realizará o custeio integral de quatro bolsas de estudos para jovens de comunidades localizadas no entorno de suas plantas localizadas no Brasil. 

Os formandos da segunda e terceira turmas do Projeto Pescar poderão participar de um programa de preparação, com aulas de reforço ministradas de forma colaborativa por alunos do Inteli. As aulas terão como objetivo prepará-los para participar do processo seletivo da faculdade e concorrer às bolsas de estudos da faculdade 100% financiadas pela Unipar. Ao final, os jovens que conquistarem o apoio da companhia, receberão auxílio moradia e ajuda de custos, a fim de promover melhores condições de estudo até sua formação.

Compartilhar:

  • Data: 23/08/2022 01:08
  • Alterado:16/08/2023 00:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Unipar









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados