Unidade de Atendimento à Gripe atendeu mais de 2.300 pessoas em Diadema
Serviço encerrou as atividades nesta semana devido à queda na procura pelo atendimento no último mês. Demanda volta a ser absorvida pelas UBSs e demais serviços de urgência e emergência
- Data: 25/03/2022 17:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Unidade de Atendimento à Gripe
Crédito:Igor Andrade
Em dois meses de funcionamento, a Unidade de Atendimento à Gripe (UAG) de Diadema, instalada no Clube Municipal Mané Garrincha, atendeu 2.321 pessoas acima de 16 anos de idade e com sintomas leves e suspeita de covid-19, confirmou 290 casos apenas por meio de teste rápido de antígeno (TRA) e fez 11 remoções para o Hospital Municipal, devido ao agravamento do caso. Entretanto, a procura pelo serviço diminuiu ao longo das últimas semanas. Essa informação, juntamente com a ampliação da cobertura vacinal contra a covid-19 e as medidas adotadas para reduzir os casos da doença na cidade, subsidiou a decisão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em desmobilizar o espaço nesta semana.
“Estamos na sétima semana seguida de queda no número de casos, internações e óbitos, desde a eclosão da onda provocada pela variante ômicron, em janeiro. Além disso ,não temos nenhuma internação de casos com sintomas iniciados nas últimas três semanas, assim como não temos registro de óbitos nesse mesmo parâmetro. Todos os indicadores têm apontado para uma melhora na situação epidemiológica. Foram esses dados que nos deram a segurança necessária para desmobilizar a Unidade de Atendimento à Gripe”, detalhou a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto.
Registro de casos
A procura foi maior no segundo dia de instalação da UAG (28/01), com o atendimento de 186 pessoas e, dessas, 40 casos positivaram no teste rápido para covid-19. Vale frisar que, além da realização dos testes rápidos, a UAG realizou a coleta de teste do tipo RT-PCR, cujo resultado é processado posteriormente em laboratório. Durante todo o período de funcionamento, foram 2.180 exames desse tipo coletados.
Nas quatro primeiras semanas de funcionamento do serviço, 1.502 moradores foram atendidos, e destas, 260 pessoas tiveram resultado positivo (em teste rápido) para a doença. A quantidade de casos confirmados de covid-19 por testagem rápida em cada semana foram 65, 77, 55 e 63 respectivamente.
A partir da quinta semana (21 a 25 de fevereiro) de funcionamento da UAG, os números começam a diminuir com a procura pela UAG por 263 indivíduos e 19 confirmados para covid-19. A queda de casos confirmados é acentuada nas semanas seguintes com registro de três, quatro, três e um caso positivo, respectivamente nas semanas seis, sete, oito e nove. No último dia de funcionamento (22/03), foram 30 atendimentos e todos os resultados rápidos deram negativo.
“O número de pacientes atendidos diariamente com sintomas gripais foi caindo gradativamente. Atualmente, a demanda de pacientes da UAG consegue ser absorvida pela rede, principalmente pelas unidades da Atenção Básica”, disse a secretária.
Para a conselheira de saúde, Selma Aparecida da Silva, conhecida como Selminha, a Unidade de Atendimento à Gripe foi importante nos momentos mais críticos. “Fui acompanhar um senhor acamado ao Hospital Municipal e percebi que estava bem melhor, não estava lotado. Deu uma desafogada e o fluxo de pessoas caiu muito. Isso já era reflexo do (serviço instalado no) Mané Garrincha. Isso também é resultado de muitas coisas: as prioridades no atendimento, a vacinação, o passaporte da vacina que aumentou a procura de aplicação das doses.”, ponderou.
Referência
Com o fechamento da Unidade de Atendimento à Gripe, no Clube Mané Garrincha, pessoas acima de 16 anos com sintomas respiratórios leves e suspeita de covid-19 devem procurar Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Prontos Atendimentos, Pronto Socorro Central e Hospital Municipal de Diadema (HMD).
O Clube Mané Garrincha seguirá à disposição da Secretaria Municipal da Saúde como referência do atendimento de usuários da UBS Piraporinha. A unidade do bairro passa por reformas estruturais.
Avanço da cobertura vacinal
A cobertura de ao menos uma dose da vacina é elevada no município. Dados do Núcleo de Informação da SMS mostram que 88% da população total está vacinada. O número representa 100% da população adulta ou 95,1% da população alvo (a partir de cinco anos).
Já a cobertura com esquema completo é de 80% da população total e 96% da população adulta, e 88% da população com cinco anos de idade e mais.
O grande desafio do momento está no aumento das coberturas das faixas de menores de 20 anos, em especial a população que iniciou mais recentemente (5 a 11 anos), mas também busca dos faltosos de D3 e D2 e em não deixar aumentar este número, a partir do planejamento e da observação do cumprimento dos esquemas com base nos aprazamentos.
Além de tentar acelerar a campanha de vacinação, o Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à Covid-19 de Diadema entende que o uso da máscara é importante para prevenção da covid-19 e, por isso, mantém a recomendação do uso da máscara de proteção facial em ambientes abertos e fechados, evitando aglomerações.
“Embora, a situação esteja mais tranquila, não pode descuidar. Nós conselheiros de saúde também temos o dever de continuar informando a população para o uso de máscara, vacinação, não aglomeração e manter os protocolos. Todo o cuidado é pouco, porque a covid ainda está aí”, ressalta a conselheira municipal de saúde, Selminha.