Unidade de Atendimento à Gripe amplia oferta de teste rápido
Objetivo é testar todos os pacientes sintomáticos respiratórios contra a covid-19
- Data: 10/02/2022 19:02
- Alterado: 10/02/2022 19:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos / PMD
Todos os pacientes sintomáticos respiratórios atendidos na Unidade de Atendimento à Gripe (UAG), localizada dentro do Clube Mané Garrincha, no Piraporinha, poderão realizar o Teste Rápido de Antígeno (TRA) – a medida teve início nesta quarta-feira (9). Nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o teste também é realizado, mas somente para profissionais da saúde, pessoas com comorbidades, gestantes ou em situação de abrigamento ou outras vulnerabilidades.
Caso o resultado do teste apresente resultado positivo, o paciente é afastado por sete dias, devendo manter as medidas adicionais de isolamento até o 10º dia, tais como: uso de máscara bem ajustada ao rosto; evitar locais com aglomeração; não viajar durante esse período e não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, por exemplo, restaurantes, bares, refeitórios, evitando comer próximo a outras pessoas.
Com o diagnóstico negativo, o indivíduo passa por avaliação médica da síndrome gripal e recebe as devidas orientações e encaminhamentos.
Testes em crianças
Desde o início da pandemia, Diadema realiza a testagem de crianças sintomáticas respiratórias nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Conforme orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, apenas crianças com sintomas precisam fazer o teste de covid-19 e não é sempre que o exame é necessário. Por isso é importante uma avaliação do profissional da saúde.
Diadema segue orientação técnica de realizar o teste de RT-PCR nesse público. A coleta com swab de nasofaringea pode ser feita desde recém-nascidos, pois é a mesma técnica realizada quando há suspeita de coqueluche, exame que também é realizado em crianças.
Até o momento, Diadema já realizou a coleta de 1.544 amostras de RT-PCR em residentes crianças das 0 a 2 anos de idade e 2.684 coletas na faixa etária de 3 a 11 anos.