Unicamp 2024: confira o que pode cair no vestibular
Levantamento exclusivo listou os temas de cada disciplina mais cobrados nos exames nos últimos 12 anos
- Data: 28/10/2023 13:10
- Alterado: 28/10/2023 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Unicamp
Crédito:Thomaz Marostegan/Unicamp
A primeira fase da Unicamp está marcada para 29 de outubro. O que os estudantes podem esperar da prova neste domingo? A análise de assuntos mais recorrentes foi feita pelo Aprova Total, uma das principais edtechs do Brasil focada em pré-vestibular e Enem, com base nas provas da primeira fase, em cada disciplina, nos últimos 12 anos (2012-2023).
“Na primeira fase, a prova é composta por 72 questões de múltipla escolha, sendo que cada questão vale um ponto. Os candidatos terão a duração máxima de 5 horas para realizarem o exame”, explica Paulo Jubilut, professor e fundador do Aprova Total. “A prova é de conhecimentos gerais, o que significa o conjunto de aprendizados obtidos ao longo dos três anos do ensino médio. Inclui também a interdisciplinaridade entre as matérias, algo que é bastante valorizado pela banca da Comvest”, avalia.
Confira o levantamento:
Biologia
Na prova da Unicamp, as diversas áreas da Biologia se conversam e, muitas vezes, diferentes assuntos podem estar presentes em uma mesma questão. Considere esse aspecto e domine os conceitos básicos! Principais temas cobrados:
Ecologia (17,6%)
Zoologia (13%)
Botânica (12%)
Microbiologia (9,3%)
Genética (9,3%)
Química
A prova costuma trazer muitos gráficos, tabelas, imagens e diagramas. Eles são usados para contextualizar as perguntas, e é preciso saber interpretá-los para resolver as questões! Também são
comuns questões interdisciplinares com a Biologia e outras que envolvem cálculos simples. Temas que mais aparecem:
Estequiometria (12,4%)
Soluções (10,5%)
Equilíbrio químico (8,6%)
Cinética química (7,6%)
Física
Grande parte das questões de Física também envolve cálculos, mas cobrando o básico dos assuntos. Na hora de responder às questões, atenção redobrada aos enunciado, pois eles requerem interpretação. Foque no estudo de:
Cinemática (21,7%)
Eletrodinâmica (13,8%)
Termologia (10,5%)
Trabalho e energia (10,5%)
Matemática
A Matemática na Unicamp é bem tradicional e não costuma trazer vários assuntos em uma única questão. Mas as questões vão além dos assuntos introdutórios, abordando tópicos mais avançados também. Com frequência são cobrados os seguintes temas:
Matemática básica (13,3%)
Trigonometria (10,9%)
Funções (9,1%)
Sequências e progressões (9,1%)
Geometria analítica (7,3%)
História
As questões de História da Unicamp exigem muita interpretação de textos, fontes e imagens e saber relacionar fatos do presente e do passado. Os períodos mais abordados são:
Idade Moderna (21,0%), especialmente o Renascimento cultural e a Colonização da América
Brasil Colônia (16,8%), com aspectos sociais dos africanos no Brasil, os povos originários e o ciclo da mineração
Guerras e conflitos de século XX (9,2%)
Brasil Monárquico (9,2%) e a formação da identidade brasileira
Geografia
A prova de Geografia prioriza questões contextualizadas e costuma oferecer mapas, imagens e gráficos para auxiliar nas análises. Principais conteúdos cobrados:
Geopolítica, globalização e conflitos (13,4%)
Análises mundiais: África, Oriente Médio, México, América Latina e Caribe (8,7%)
Espaço urbano (7,6%)
Biomas (7,6%)
Espaço agrário (6,4%)
Filosofia e Sociologia
Atenção a uma mudança no vestibular 2024 da Unicamp: pela primeira vez, a primeira fase terá três questões de Sociologia e de três Filosofia. Anteriormente, essas disciplinas eram cobradas de maneira integrada à Geografia e História, respectivamente. Confira alguns dos assuntos que já apareceram nas provas:
Sociologia: Introdução à Sociologia e à Ciência Política, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber
Filosofia: Sócrates e os sofistas, Aristóteles, Descartes, Locke e Hume, Ética kantiana
Linguagens
A prova de língua portuguesa pede um bom domínio das relações intertextuais e dos diferentes gêneros de texto, como reportagens e notícias, artigos de opinião, crônicas, charges, tirinhas, entre outros. O exame também costuma cobrar processos de formação de palavras, especialmente os neologismos, e interpretação de imagens. Assim, dê atenção especial aos seguintes tópicos:
Gêneros textuais (36,5%)
Gramática e interpretação de textos (24,9%)
Introdução à Língua (13,2%)
Contexto e imagens (7,6%)
Literatura
Para se dar bem na prova de Literatura da Unicamp, é preciso um amplo conhecimento das escolas literárias, bem como suas respectivas características, autores e obras. De modo geral, aborda-se com frequência a 2ª e 3ª geração do Modernismo, com autores como Graciliano Ramos, Jorge Amado, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
Outro escritor que aparece de forma expressiva é Machado de Assis, com obras do Realismo. Além disso, a Literatura portuguesa costuma aparecer nas questões, evidenciando autores como Fernando Pessoa, Eça de Queirós e Almeida Garret. Dessa forma, merecem atenção os seguintes temas:
Escolas literárias (39,7%)
Modernismo (26,2%)
Introdução à Literatura (21,3%)
Literatura contemporânea (12,8%)
Inglês
A prova de Língua Inglesa exige habilidades em interpretação de texto de diversos gêneros, como textos jornalísticos, científicos, veiculados na internet, gráficos e outros. Além disso, um bom vocabulário será fundamental na resolução das questões.