Um 2023 com expectativa do IPRED continuar avançando
Instituto segue em recuperação depois de mudança de olhar feito pela atual Administração da Prefeitura de Diadema
- Data: 26/12/2022 13:12
- Alterado: 15/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Um 2023 com expectativa do IPRED continuar avançando
Crédito:Divulgação
“Neste 2022, nossas forças ficaram direcionadas à melhoria da transparência junto aos associados com uma comunicação mais ágil, à formação dos conselheiros e à recuperação financeira da Instituto, e apesar do ano difícil avançamos nesses três propósitos, criamos condições para seguirmos em frente e temos boas expectativas para o próximo ano”, avaliou Rubens Martins, superintendente do IPRED.
Apesar de difícil, o ano reservou boas notícias, a começar com números recordes nas eleições de maio para Diretor Previdenciário e conselheiros fiscais e deliberativos, quando cerca de 4 mil eleitores escolheram seus representantes entre 60 candidatos. Foi uma demonstração do nível de organização e conscientização dos associados.
O processo de formação esteve presente durante todo o ano. No período pré-eleitoral, os candidatos passaram por curso de capacitação para adquirirem conhecimentos técnicos e entenderem o funcionamento do Instituto. E os conselheiros eleitos fizeram curso de capacitação, divididos em três etapas, em preparação à prova de certificação junto ao Ministério do Trabalho e Previdência.
“Os conselheiros terão formação permanente. Os conhecimentos técnicos que eles adquirem são fundamentais para que possam colaborar de maneira efetiva na definição das políticas de gestão”, comentou o superintendente.
Em busca do equilíbrio financeiro
Outra boa notícia neste ano foi a redução do desequilíbrio financeiro do Ipred, apesar do comportamento tímido da economia nacional e de suas consequências aos órgãos do serviço público.
Rubens Martins lembrou que durante todo o ano um dos focos da gestão foi a de criar condições em busca de melhor situação financeira do Instituto. “Nossa expectativa é de boas novidades na economia do país, e acreditamos no equilíbrio financeiro do Instituto ao final de 2023, garantindo a tranquilidade necessária para o pagamento dos aposentados e pensionista”, comentou.
Boletins, informações e aposentadoria
Outra preocupação foi a de manter a regularidade dos boletins bimestrais para levar o máximo de informações aos segurados, pensionistas e a todos aqueles que de alguma forma tem relação com o instituto.
Os boletins mostram as despesas e receitas da entidade, informam sobre as decisões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, revelam as últimas notícias do sistema previdenciário e atualizam os servidores que se aposentam. “Quanto mais informação, mais transparência”, comentou Rubens
Por falar em aposentadoria, o Ipred continua desenvolvendo trabalho socioeducativo para esclarecer as principais dúvidas do processo de aposentadoria e ajudar os servidores a definir novas metas e buscar novos sonhos.
O foco do encontro “Aposentadoria, de repente… o futuro”, realizado a cada três ou quatro meses, é o esclarecimento das principais dúvidas dessa mudança e a disponibilização de um espaço de reflexão, troca e afirmação de direitos dos aposentados.
Seminários atualizam informações de gestão
Diretores e conselheiros do Ipred também participaram de seminários organizados com a finalidade de formar conselheiros, gestores e dirigentes.
Em abril, o 18º Congresso da APEPREM (Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios), debateu a gestão dos institutos, o sistema de aplicação financeira dos recursos e o processo de aporte e possibilidades de abatimento do déficit técnico.
Em agosto, o 55º Congresso Nacional da ABIPEM – Associação Brasileira de Instituições de Previdência e o 4º Congresso Estadual da ACEPREM – Associacão Cearense dos Regimes Próprios de Previdência foram espaços para adquirir conhecimentos sobre os diversos temas que cercam os RPPS’s – Regimes Próprios de Previdência Social. Os participantes conheceram detalhadamente as alterações na legislação e interagiram com os gestores de RPPS”s e os especialistas mais renomados do Brasil.
Em setembro, o ‘Giro ABIPEM e COMPREV na prática’ reuniu diversos representantes de RPPS para dois dias de discussões sobre temas previdenciários como investimentos em RPPS e previdência complementar.
Em outubro, o 10º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s teve o objetivo de capacitar profissionais para atuarem como conselheiros e serem, de forma colegiada, agentes promotores do desenvolvimento.
Muito a comemorar
Para Rubens Martins, o ano de 2022 foi de muitas novidades, renovações e trabalho para deixar tudo preparado para 2023 que promete ser um ano de estabilidade e crescimento.
“Temos muito a comemorar neste ano, pois apesar das dificuldades continuamos avançando. Para 2023 esperamos que cada um e cada uma possam, junto conosco, acompanhar e colaborar para o bom andamento do IPRED”, finalizou.