Tudo pronto para o Rally Barretos. Desafio começa nesta sexta-feira
Vistorias, montagem da estrutura das equipes e briefing no Parque do Peão abrem a programação da prova, válida pelos campeonatos brasileiros de Rally Baja (CBM) e Cross-Country (CBA)
- Data: 05/10/2022 20:10
- Alterado: 05/10/2022 20:10
- Autor: Redação
- Fonte: Rally Barretos
Crédito:Doni Castilho / DFOTOS
Sinal verde para a 12ª edição do Rally Barretos, que marca a retomada da prova após quatro anos de ausência forçada. A partir desta sexta-feira (07), a cidade do interior paulista entra no ritmo do evento, que terá base no Parque do Peão, até o domingo (09).
O complexo – que recebe anualmente a mais famosa Festa do Peão do país – entra no clima do esporte automotor com a montagem da estrutura das equipes; as vistorias técnicas e administrativas e o briefing (reunião em que a direção do rally detalha aos participantes suas características e pontos de atenção).
Um aquecimento para os dois dias de disputas por estradas de terra em meio à fazendas da região. Para os carros, serão 390 quilômetros de percurso total, com livro de bordo para os navegadores, conforme as regras do cross-country. Motos, quadriciclos e UTVs farão ao todo cerca de 260 quilômetros no formato Baja – sem planilha. Dificuldades, pontos de perigo e mudanças de direção são indicados por meio de sinalizações ao longo do trecho cronometrado. É nas duas rodas, aliás, que está uma das principais rivalidades do Rally Barretos 2022. Uma briga que se limita ao momento em que a luz verde se acende e chega a hora de acelerar. Afinal, Bissinho Zavatti e Gabriel Soares (o Tomate), são amigos e companheiros na equipe Honda Racing. Ambos têm se destacado no Brasileiro e, para acelerar no próximo fim de semana, vão ‘virar a chave’.
Eles vêm do Sertões, um desafio de 15 dias e características bem diferentes das que encontrarão agora. Bissinho foi campeão na geral, enquanto Tomate, que estreia este ano na modalidade, foi o quarto.
“O Rally Barretos é uma prova tradicional no calendário, muito boa de andar e que eu gosto bastante. Ainda por cima é a minha região, eu estou a menos de 100 quilômetros de casa (Monte Alto), em um tipo de terreno que eu conheço bem. Fico muito feliz com o retorno do rally e espero fazer uma grande prova”, comentou Bissinho.
O mineiro Tomate lidera o Brasileiro na geral e na categoria Rally Moto2 e, mesmo em sua primeira participação na prova, se mostra confiante na conquista de um bom resultado. “Eu me identifiquei muito com o Baja porque venho do motocross e do Enduro FIM, e não ter que navegar deixa as coisas um pouco mais simples. Tirei alguns dias de descanso após o Sertões e depois me preparei bastante para Barretos”.