Tudo o que você precisa saber sobre a Corrida de Duplas da Stock Car
Primeira etapa da temporada 2022 acontece neste domingo (13) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). É a primeira vez que a prova de convidados acontece desde 2018
- Data: 11/02/2022 09:02
- Alterado: 11/02/2022 09:02
- Autor: Redação
- Fonte: Stock Car
© 2022 Luís França - www.luisfranca.net - Direitos reservados.
Crédito:Luís França / P1 Media Relations
Os motores voltam a roncar e os discos de freio voltam a ficar incandescentes neste final de semana no Autódromo Internacional José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, zona sul de são Paulo (SP). É a primeira etapa da temporada 2022 da Stock Car Pro Series. E o campeonato deste ano já começa em grande estilo na principal categoria do automobilismo brasileiro, com a Corrida de Duplas, na qual os pilotos titulares dividem seus carros com competidores convidados de outras categorias e até de outros países.
A temporada começa em Interlagos com 33 carros e 66 pilotos inscritos. A única ausência é a do argentino Matias Rossi, da Vogel-A.Mattheis, que por compromissos na Argentina se ausenta da etapa inaugural de 2022, mas retorna para o restante do campeonato.
Entre os titulares, o grid traz as estreias do campeão da Stock Series Felipe Batista, que corre pela KTF; Gianluca Petecof, pela Full Time Sports; e Rodrigo Baptista pela Crown Racing. A “dança das cadeiras” também teve pilotos trocando de equipe: Beto Monteiro foi da Crown para a Scuderia CJ; Pedro Cardoso deixa a KTF para se juntar à Crown; Nelsinho Piquet agora corre pela TMG Racing, e Matias Rossi que se transferiu da Full Time para a Vogel-A.Mattheis.
Entretanto, as principais atrações do fim de semana em Interlagos são mesmo os pilotos convidados e as duplas formadas para a disputa. Rubens Barrichello irá dividir o Toyota Corolla #111 com o filho mais velho Dudu, que disputou duas etapas da Stock Car em 2021 substituindo Matias Rossi. As duplas formadas por laços sanguíneos não param nos Barrichellos: Nelsinho Piquet dividirá o Toyota Corolla #33 com o irmão caçula Pedro; Felipe Baptista irá dividir o #121 da KTF com o irmão mais velho Vitor. Haverá também irmãos competindo entre si: Danilo Dirani será o parceiro de Ricardo Zonta no Toyota Corolla #10 da RCM-Shell, enquanto Dennis Dirani foi o escolhido por Thiago Camilo para dividir a condução do Toyota Corolla #21 da Ipiranga-A.Mattheis.
Felipe Massa quis acabar de uma vez por todas com uma velha discussão e chamou o alemão Timo Glock para dividir o Chevrolet Cruze #19 da Lubrax Podium – Glock fora injustamente acusado por alguns à época de facilitar uma ultrapassagem de Lewis Hamilton na volta final do GP do Brasil de 2008, quando o inglês precisava ganhar só uma posição para ser o campeão sobre Massa. Glock, à época correndo pela Toyota, apostara em uma estratégia arriscada de permanecer na pista com pneus intermediários, e no final, com a pista mais seca e pneus extremamente desgastados, foi perdendo terreno – e posições.
Tony Kanaan, que troca o número 48 pelo 6, terá Pietro Fittipaldi, piloto reserva da Haas na Fórmula 1, e que também o substituiu em uma etapa do ano passado. O campeão Gabriel Casagrande traz o gaúcho Gabriel Robe, piloto de ponta da Stock Series e já campeão da categoria em 2017 e vice em 2021. Cesar Ramos traz Felipe Drugovich, destaque da Fórmula 2. Outro destaque que retorna à Stock Car é Felipe Fraga, campeão de 2016 e primeiro vencedor da história da Corrida de Duplas em 2014. Ele é o convidado de Cacá Bueno no #0 da Crown Racing.
Há também convidados internacionais além de Timo Glock. A dupla da Blau Motorsport, com Allam Khodair e Diego Nunes, trouxe diretamente da Espanha os pilotos Albert Costa e Fran Rueda; Rafael Suzuki vem com o holandês Jeroen Bleekemolen; Rodrigo Baptista traz o belga Maxime Soulet; Denis Navarro divide o carro com o argentino Franco Girolami – irmão de Nestor Girolami, que venceu em 2015 a Corrida de Duplas junto de Ricardo Maurício, que neste ano vem com o português Filipe Albulquerque, segundo colocado na última edição da prova, em 2018, correndo ao lado de Barrichello.
Formato diferenciado
Ao contrário das edições anteriores de prova única com troca de pilotos no pit stop, a Corrida de Duplas de 2022 seguirá o formato tradicional de duas corridas de 30 minutos mais uma volta de duração. Os pilotos titulares fazem a classificação para definição do grid e a primeira corrida; os dez primeiros invertem as posições, como de costume, para a segunda corrida.
Após o final da primeira corrida, os pilotos param os carros no grid de largada já invertendo as dez primeiras posições para entregar os bólidos aos pilotos convidados; enquanto isso, no próprio grid, será feita a troca obrigatória dos quatro pneus de todos os carros. Nos pit stops, é obrigatória a troca de apenas um pneu, e o abastecimento pode ser feito na primeira ou na segunda prova.
A pontuação dos pilotos convidados será revertida às equipes, de modo a não interferir na disputa pelo título, e também será diferenciada: somente os 12 primeiros colocados pontuam, com 12 pontos para o vencedor e regredindo de um em um até o 12º colocado, que ganha um ponto.
Com base em idade e experiência, os pilotos convidados também foram classificados como ouro, prata e bronze. Os carros nos quais o convidado é um piloto ouro levarão 30 quilos de lastro e dos quatro treinos livres programados, o convidado só participará de uma sessão; entre os prata, 10 quilos de lastro e dois treinos exclusivos; os pilotos bronze não representam peso extra adicionado aos carros e farão três das quatro sessões de treinos livres.