Trigêmeos na Ativa: furgões Jumpy, Scudo e Expert chegam renovados
Linhas 2025 dos furgões Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert chegam às concessionárias com novidades
- Data: 20/08/2024 10:08
- Alterado: 20/08/2024 10:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira/TranspoNews
- Fonte: AutoMotrix
Peugeot Expert, Fiat Scudo e Citroën Jumpy
Crédito:Divulgação
A Stellantis apresentou simultaneamente as linhas 2025 dos furgões Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert. Os três modelos compartilham a plataforma EMP2, motores a diesel e carroceria e chegam aos principais mercados sul-americanos com um visual renovado e mais conectados. A proposta dos três Veículos Urbanos Leves (VULs) é oferecer versatilidade para atender aos mais diferentes tipos de negócios e clientes. Para isso, passaram por uma renovação para incorporar mais segurança, tecnologia, eficiência e acessibilidade. Os três modelos agora oferecem serviços conectados de gestão de frotas e recuperação veicular, para ampliar a rentabilidade e a segurança do cliente. Os novos Scudo, Jumpy e Expert podem ser convertidos em veículos de passeio de sete lugares, minibus de dez lugares, ambulância, refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel, transporte de pessoas com necessidades especiais e até motorhome. Citroën, Fiat e Peugeot oferecem as linhas 2025 de Jumpy, Scudo e Expert em duas versões: Cargo (R$ 211.990) e Vitré/Multi (R$ 217.990), com garantia de três anos.
Os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert passam a adotar a atual identidade visual de suas respectivas marcas. Os três contam com novos para-choques frontais, faróis reformulados e grade do radiador redesenhada. As robustas rodas de aço estampado de 16 polegadas receberam novas coberturas plásticas, enquanto a traseira adota uma nova logotipia aplicada nas portas duplas. Os novos furgões são equipados com o mesmo motor 1.5 HDi turbodiesel de 120 cavalos e 30,6 kgfm. Com entrega de torque em uma ampla faixa de rotações, o motor é controlado por um câmbio de 6 marchas, com alavanca próxima do motorista. A arquitetura monobloco da plataforma EMP2 inclui suspensão independente nas quatro rodas. Os novos Jumpy, Scudo e Expert podem carregar quase 1,5 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1 metros cúbicos e acesso facilitado por uma porta lateral corrediça e duas traseiras com abertura de 180 graus. O PBT (Peso Bruto Total) de 3.212 quilos, na configuração cargo, permite que qualquer condutor habilitado na categoria B, a mesma de carros de passeio, possa dirigir os novos furgões da Stellantis. E eles não são impactados pelas restrições de circulação de veículos pesados em grandes centros. Esses atributos se somam à carroceria compacta, com 2,01 metros de largura (retrovisores rebatidos) e 1,97 metro de altura, permitindo a entrada em garagens subterrâneas e outros locais inacessíveis para veículos maiores. Trazem ainda uma nova estrutura nas portas, novo trilho da porta lateral e reforços estruturais na carroceria.
Dentro da cabine de cada utilitário, o painel 100% digital foi inteiramente atualizado. O novo volante, com assistência elétrica, foi projetado pensando em conforto ao dirigir e facilidade de resposta. Nele, estão concentrados os comandos do sistema de som e do limitador e do controlador de velocidade. O quadro de instrumentos é digital e customizável, podendo mostrar informações conforme a necessidade do motorista. O console central adota saídas do ar-condicionado reposicionadas para otimizar a refrigeração da cabine para até três pessoas, com um novo compartimento acima do câmbio para o armazenamento de objetos de diferentes medidas. No topo, recebe um rádio com tela sensível ao toque de 5 polegadas, Bluetooth e conector USB para recarga de celular e transferência de dados. A cabine reúne compartimentos que, somados, totalizam mais de 41 litros de volume útil de armazenamento, incluindo um amplo porta-objetos sob o banco dos passageiros. A capacidade de manobra foi aumentada com a adição da direção com assistência elétrica e há sensores de estacionamento traseiros de série. A lista de equipamentos inclui controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa (também em marcha a ré), vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes de rodagem diurnas (DRL) e faróis de neblina, além de airbags frontais para os três ocupantes.
O sistema de conectividade é uma das novidades dos utilitários, com uma ferramenta exclusiva de gestão e monitoramento de frota. O Connect Fleet (Citroën), o My Peugeot Pro (Peugeot) e o Connect/Me – Gestão de Frotas (Fiat) fazem o controle das frotas ser por um aplicativo em que o cliente pode monitorar (vários parâmetros do veículo à distância, como quilometragem rodada, alertas de localização e partida, rastreamento e velocidade. Com essas informações, o operador pode gerar relatórios, que podem incluir até telemetria (aceleração, frenagem e curvas), com redução do custo de operação. O sistema de rastreamento também permite a criação de cercas eletrônicas, com avisos e alertas automáticos quando o veículo sai do perímetro pré-estabelecido. O sistema oferece ainda a opção de recuperação veicular em caso de furto ou roubo. Promocionalmente, os três aplicativos de gestão de frota são oferecidos gratuitamente por um período de 12 meses.