Três gerações de pernambucanos na Stock Car
Primeira etapa da temporada 2022 acontece neste domingo no Autódromo de Interlagos, trazendo três pilotos representando Pernambuco na principal categoria do automobilismo brasileiro
- Data: 11/02/2022 16:02
- Alterado: 11/02/2022 16:02
- Autor: Redação
- Fonte: Stock Car
© 2022 Luís França - www.luisfranca.net - Direitos reservados.
Crédito:Luís França / P1 Media Relations
A Stock Car Pro Series começa, neste domingo (13) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), a temporada 2022. E o campeonato começa com a Corrida de Duplas, prova especial na qual os pilotos titulares trazem pilotos convidados para dividir a pilotagem de seus carros.
São 32 carros e 64 pilotos inscritos. E deste total, três pilotos pernambucanos fazem parte do grid da principal categoria do automobilismo brasileiro, representando três gerações de competidores. Eles são Beto Monteiro, Sérgio Ramalho e Kiko Porto.
Beto Monteiro, de 48 anos, é o mais experiente do trio. Com uma longa e rica história no automobilismo, o pernambucano é piloto titular da Scuderia CJ e faz sua segunda temporada completa na Stock Car. Bicampeão da antiga Fórmula Truck, o recifense também é bicampeão da Copa Truck. A larga experiência nos caminhões se aplica também aos carros, com passagens por várias categorias e até divisões da Nascar nos Estados Unidos.
“Tanto para mim como para a equipe, é o nosso segundo ano na Stock Car, então vamos seguir uma linha de evolução no desempenho. Claro que aqui na Corrida de Duplas é tudo um pouco diferente, mas o Kiko é um menino muito rápido, que se adapta muito bem, é campeão e decidi trazê-lo para formar essa dupla comigo. Achei justo. É um menino que conheço há muito tempo e estarmos em três pernambucanos aqui traz um pouco daquele ingrediente caseiro nas conversas. Pernambuco é um Estado que sempre teve muitos talentos no esporte a motor, e neste fim de semana esperamos provar este fato mais um pouco”, falou o experiente piloto.
Beto traz o caçula entre os três pernambucanos. Kiko Porto, de 18 anos, faz sua estreia não só na Stock Car, mas em carros de turismo em geral. Vice-campeão da Fórmula 4 norte-americana em 2019 e campeão da Fórmula USF2000 nos Estados Unidos ano passado, Kiko tem em Monteiro um professor. Uma dupla formada por pernambucanos representando mestre e aprendiz.
“Vou correr com meu professor, e isso é muito especial para mim. Eu quase não acreditei quando o Beto me convidou para a Corrida de Duplas, e a Stock Car é uma das categorias mais competitivas do mundo. O fato de sermos três pernambucanos aqui – e ainda por cima somos vizinhos de box – torna isso tudo mais especial, porque estamos sempre nos falando aqui. Estou aproveitando muito o fim de semana em Interlagos, então estou me sentindo em casa. Espero que no futuro mais pilotos do Nordeste possam estar aqui, porque a região e também o Estado de Pernambuco merecem muito pelos talentos que têm”, disse o jovem piloto.
Sérgio Ramalho é o convidado do paulista Felipe Lapenna no Chevrolet Cruze #110 da Hot Car Competições, a primeira e única equipe da Stock Car chefiada por uma mulher, Babi Rodrigues. Com 32 anos, o pernambucano também tem experiência em várias categorias, e ano passado disputou a GT Sprint Race, tendo vencido três corridas.
“Pernambuco e o Nordeste em geral sempre teve grandes pilotos, e muitos não tiveram as devidas chances no cenário nacional. Estou feliz em estrear na Stock Car como convidado de Felipe, e sobretudo orgulhoso por representar a nossa região. É uma oportunidade muito especial, e vou aproveitar o máximo e buscar sempre o melhor”, afirmou.
Os treinos livres para a Corrida de Duplas acontecem nesta sexta-feira (11) e manhã de sábado (12); amanhã no início da tarde acontece a classificação para a definição do grid de largada e no domingo (13) a primeira corrida tem largada (com os pilotos titulares) às 13h55; a segunda prova, também de 30 minutos mais uma volta, larga às 14h50. As duas provas têm transmissão ao vivo por Band, SporTV e canal oficial da Stock Car no YouTube.