Transcatarina ruma a Jaraguá do Sul para coroar os campeões
Organização guardou para o último dia as etapas mais difíceis. Percurso que começa em São Bento do Sul promete pegadinhas para ajudar a embolar a luta pela vitória final
- Data: 09/07/2022 07:07
- Alterado: 09/07/2022 07:07
- Autor: Redação
- Fonte: Transcatarina
Crédito:Doni Castilho / DFOTOS
Três dias se foram; falta agora o mais importante, já que definirá os campeões do rally de regularidade da 14ª edição do Transcatarina, um dos principais eventos off-road do país. Nesta sexta-feira (08), os competidores deixaram Canoinhas sob forte neblina e temperatura de 9 ºC. Nas três etapas do caminho até São Bento do Sul, eles encontraram piso bom, algumas armadilhas preparadas pela organização (especialmente na Fazenda Evaristo) e lidaram com médias de velocidade mais altas.
A impressão de facilidade e a sensação de poucos erros cometidos pela maioria trouxeram a certeza de que a definição dos melhores viria nos detalhes, como realmente foi o caso. Tanto assim que as diferenças de pontos perdidos entre os melhores das seis categorias foram apertadas.
Na Master, Olair Fagundes e Jhonatan Ardigo venceram pela primeira vez nesta edição, à frente de Flávio Kath e Rafain Walendowsky; e de Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores. Com a quarta posição de Leandro Riffel e Marcos Masson (melhores nos dois primeiros dias), a categoria chega ao último dia com um empate em pontos na primeira posição. “Hoje deu certo para nós, a prova estava muito boa e conseguimos errar pouco. Agora é pensar no último dia”, destacou Olair.
José Carlos da Silva, o “Zé do Chapéu”, e Tiago Poisl dominaram a Graduados mais uma vez, batendo Dirceu e Diego Salla, em segundo; e Deonilson Salla e Leandro Ferreira, na terceira posição. “Eu disse que a gente vinha forte e veio com tudo mesmo. As etapas de hoje foram menos complicadas, mas dependeram mais do navegador. Ainda falta uma”, comentou o piloto vencedor.
Repeteco no alto do pódio também para os paranaenses Marcelo e Lucas Cominesi, na Turismo – sinônimo de liderança no acumulado. “Foram etapas mais rápidas, em que equilibramos o meu trabalho e o do Lucas. O título ficou mais próximo, mas ainda depende das etapas que faltam”, resumiu Marcelo. Na segunda posição ficaram Marcos Giannoni e David Taufik Rahd, com Vinícius Parizotto Gustman e Felipe Tavares em terceiro.
Vencedores inéditos na Turismo Iniciante, Marcos ‘Charada’ Carraresi e o filho, Luciano ‘Charadinha’ Carraresi levaram a melhor em uma disputa à parte com os companheiros de equipe, Henrique Moura e Eber Casotti Michelino de Oliveira, melhores nos dois primeiros dias. Maurício Assis e Bruna Nunes, mineiros radicados no Recife, vieram a seguir. “Estávamos batendo na trave, mas desta vez deu certo. No percurso até Jaraguá vamos com sangue nos olhos. De todo modo, a vitória tem tudo para ficar com nosso time, vai ser festa garantida”, comemorou Charada.
A Turismo Light é a única com uma dupla invicta: Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco. O navegador disse que a prova foi relativamente tranquila. “A organização avisou que entre São Bento e Jaraguá será o percurso mais complicado. Então é seguir assim para fazer a festa no fim”. Destaque para a segunda posição da dupla composta por Aléxia Dierberger e Doris Xavier Pinheiro. Pedro Paulo e Henrique Esmeraldino ficaram em terceiro.