Trabalhamos para fazer diferença para as mães de Diadema, diz Filippi

Prefeito acompanhou retorno do exame de ultrassom para gestantes de baixo risco, serviço que não era oferecido à população desde 2018

  • Data: 16/03/2022 14:03
  • Alterado: 17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Trabalhamos para fazer diferença para as mães de Diadema, diz Filippi

Trabalhamos para fazer diferença para as mães de Diadema

Crédito:Igor Andrade

Você está em:

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, afirmou que uma das missões do governo é trabalhar para assegurar saúde de qualidade para o morador da cidade. A declaração foi feita durante acompanhamento de exame de ultrassom de rotina em gestantes, benefício que voltou a ser oferecido à população depois de quatro anos.

“Estamos trabalhando para fazer a diferença na vida das mamães da nossa cidade. Nos comprometemos a ofertar um atendimento melhor a partir da implantação do Programa UBS Nota 10 e não é só na UBS Paulina. Estamos colocando mais três unidades para atender essas gestantes. Saúde de qualidade é o nosso compromisso”, disse o prefeito.

A agenda aconteceu na UBS Vila Paulina. Filippi estava acompanhado dos secretários de Saúde, Dra Rejane Calixto, e de Governo, Dheison Renan Silva, e do líder do governo na Câmara de Vereadores, Orlando Vitoriano. Além da UBS Vila Paulina, que é referência na região Sul, o serviço está à disposição na UBS ABC (referência para a região Norte), UBS Parque Real (Centro-Oeste) e Vila Nogueira (Leste).

Desde o fim de 2018, Diadema não tinha mais a oferta de ultrassonografia de rotina. O exame só era realizado no Quarteirão da Saúde para as gestantes de alto risco. As gestantes de baixo risco que precisavam do exame eram inseridas no sistema de regulação e realizavam o exame, conforme disponibilidade, fora do município. Atualmente Diadema conta com 101 gestantes dentro do primeiro trimestre da gestação aguardando em fila de espera para a realização do exame.

“Com o UBS Nota 10, nosso objetivo é melhorar tanto a estrutura física das UBSs como aumentar a resolutividade da Atenção Básica. E aí entra a retomada da oferta de exames. Antes as gestantes de baixo risco tinham que ser inseridas na regulação para realizar o ultrassom em outras cidades. Eu, como médica, sei da importância do exame para o bom desfecho da gestação, então tivemos que investir nessa melhoria. Vamos continuar trabalhando para melhorar nossas UBS e, assim, cuidar bem da nossa população em todas as fases da vida”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto.

Serviço de acolhimento

Maria Luzia Ferreira Batista descobriu há duas semanas que está esperando o segundo filho. Apesar da gestação não ter sido planejada, logo que soube da notícia, procurou a UBS Eldorado, onde já é atendida, para dar início ao acompanhamento. A segunda surpresa veio logo em seguida: a usuária foi convocada para realizar o primeiro ultrassom obstétrico na UBS Vila Paulina na manhã desta quarta-feira (16). Mas o atendimento só foi possível porque após quatro anos sem realizar o exame em grávidas de baixo risco na cidade, a Prefeitura de Diadema, retomou no último dia 8 de março, dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a oferta do exame em quatro UBSs. “Foi muito rápido. Achei ótimo saber que a UBS Vila Paulina oferece o exame, porque é perto e acessível”, afirmou a usuária Maria Luzia.

Já Ana Dara Moura Barbosa destacou outra vantagem da retomada dos exames na cidade. “Fiz todas as outras ultrassonografias no particular, porque não saía o exame. A equipe da UBS Eldorado me ligou na segunda-feira avisando do agendamento e achei bem legal porque, além de cuidar da saúde, ainda é um dinheiro a menos que vou gastar”, afirmou a mamãe da Maitê.

Nas redes sociais da Prefeitura, a novidade foi aprovada. A usuária Joselandia Oliveirafoi uma das que elogiaram. “Amém, até que enfim. Que sofrimento para as grávidas passar a gestação toda sem ultrassom, só não fiquei sem fazer nas duas gestações porque corri atrás de ultrassom de graça em outras cidades, e consegui, se não, em Diadema não teria feito”. Já Cátia de Sousa Miranda lembrou que muitas usuárias tinham que fazer o exame no particular. “Eu tive que pagar todas as minhas ultrassonografias porque o aparelho estava quebrado fazia anos”.

Exame agendado

Os atendimentos serão agendados previamente, sendo três pacientes por hora e deverão ser priorizadas os ultrassons de gestantes no primeiro trimestre da gestação, conforme protocolo municipal. As guias deverão ser encaminhadas para as UBSs de origem da paciente a fim de serem comunicadas de seu agendamento pela UBS local.

O atendimento teve início na UBS Vila Paulina no último dia 8 de março. Na ocasião foram realizados 12 exames de pacientes pertencentes às UBS Paulina, Eldorado e Inamar. Cada UBS terá um dia específico para o agendamento dos exames.

Na UBS ABC é toda terça-feira e no dia 15 foram realizados 25 exames. Nesta quarta-feira, na Vila Paulina, estão previstos mais de 30 exames.

A realização da ultrassonografia obstétrica no primeiro trimestre ou precocemente pode auxiliar na melhor determinação da idade gestacional, fator fundamental no processo gestacional e bom desfecho desta gestação. Avalia-se também fatores importantes como aspecto da placenta, detecção precoce de gestações múltiplas e é possível ouvir os batimentos cardíacos e observar os movimentos do embrião.

Juntamente com as consultas de pré-natal, os exames laboratoriais, as oficinas de planejamento familiar, o ultrassom vem complementar o cuidado a gestante de uma forma mais integral.  

UBS Nota 10

Criado no ano passado com a proposta de reestruturar o atendimento nas unidades de saúde que compõem a Atenção Básica, o Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana” é dividido em duas fases: a primeira delas contempla melhorias do espaço físico, padronização visual e outras ações para dar mais conforto e segurança para profissionais da saúde e os usuários.

Já a segunda etapa prevê a incorporação de outras tecnologias e equipamentos, como melhorias no sistema de abastecimento de insumos e medicamentos, aperfeiçoamento da rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta.

Cinco unidades já foram contempladas e, ao longo de 2022, o Programa seguirá transformando para melhor o sistema municipal de saúde. As próximas unidades a serem contempladas são a UBS Conceição e a UBS Piraporinha.

As melhorias são resultado do contrato de gestão estabelecido com a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para gerenciamento, operacionalização e execução das ações em serviços de saúde para a rede assistencial a saúde de Diadema.

Compartilhar:
1
Crédito:Igor Andrade
1
Crédito:Igor Andrade Trabalhamos para fazer diferença para as mães de Diadema










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados