TOP registra quase 700 milhões de viagens em 2023
A plataforma TOP registrou em 2023 mais de 699 milhões de transações realizadas no metrô, trens, ônibus intermunicipais e municipais
- Data: 08/05/2024 16:05
- Alterado: 08/05/2024 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: ABASP
Top
Crédito:Divulgação
A ABASP Mobility Clearing House, entidade responsável pela consolidação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) da RMSP, registrou mais de 699 milhões de transações por meio da plataforma TOP. A associação foi concebida para unificar e simplificar os múltiplos sistemas de pagamento que prevalecem em diferentes modais de transporte público e privado. No centro de tudo, concretizando a ação que unifica o sistema de arrecadação tarifária do transporte está o cartão TOP.
A plataforma TOP registrou em 2023 mais de 699 milhões de transações realizadas no metrô (Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade), trens metropolitanos (CPTM e ViaMobilidade), ônibus intermunicipais (EMTU) e ônibus municipais nas cidades de Arujá, Cotia, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra.
Os números são expressivos e confirmam a adesão à Plataforma TOP pelos moradores da capital paulista e da região metropolitana em diferentes tipos de transporte. Em 2023, foram contabilizadas 389 milhões de transações nos ônibus e 309 milhões nos trilhos. Desde o início da operação do TOP, em dezembro de 2020, já foram emitidos mais de 3 milhões de unidades do cartão TOP, sendo 900 mil cartões somente no ano passado. Já os bilhetes QR Code chegaram à marca de 448 milhões de tíquetes impressos.
Sendo a primeira mobility clearing house privada da América Latina, a Abasp tem como foco proporcionar uma experiência de mobilidade baseada no conceito MaaS (Mobility as a Service), ou mobilidade como serviço, que proporciona ao passageiro uma mobilidade integrada multimodal. Fundada em 2020, a entidade é uma instituição sem fins lucrativos responsável pela centralização e unificação da arrecadação e Bilhetagem Eletrônica, tendo entre seus associados empresas públicas e privadas.
“E esses números estão crescendo, pois temos o compromisso de colocar as pessoas no centro dos serviços de transportes oferecendo uma experiência de mobilidade cada vez mais fluida e integrada, dando liberdade de escolha para os clientes fazerem a compra da sua passagem por meio de múltiplos canais”, comenta Daniel Bulha, diretor Executivo da Abasp.