São Paulo Tecnologia

Top 5 inteligências artificiais de 2023

Confira os principais modelos de IA que foram destaques ao longo deste ano

  • Data: 27/12/2023 08:12
  • Alterado: 27/12/2023 08:12
  • Autor: Érica Oliveira/Plataformanet
  • Fonte: Plataformanet
top-ias-inteligencia-artificial-2023

Crédito:Freepik

O ano de 2023 foi marcado pela popularização de ferramentas e plataformas baseadas em inteligência artificial (IA). E apesar de ser uma tecnologia já conhecida e discutida há bastante tempo, os modelos de IA trouxeram soluções práticas para o usuário comum. Então, mesmo aquelas pessoas que não estavam tão habituadas com o assunto passaram a utilizar os recursos com inteligência artificial. Seja no trabalho, nos estudos ou apenas entretenimento, a IA está presente em diversos lugares na internet com várias possibilidades. Por isso, trouxemos aqui 5 inteligências artificiais que se destacaram em 2023.

ChatGPT

É praticamente impossível falar de inteligência artificial em 2023 sem citar o fenômeno do ChatGPT. O modelo generativo foi desenvolvido pela OpenAI e se tornou o responsável por introduzir o uso da IA no dia a dia de muitas pessoas. Lançado em novembro de 2022, logo no seu primeiro ano de existência, o ChatGPT já ultrapassou o número de 100 milhões de usuários, acirrou a corrida das big techs por lançamentos na área, esteve envolvido em polêmicas e agregou novos recursos à plataforma.

Para utilizar o modelo de IA, basta acessar o site oficial (https://chat.openai.com/auth/login) ou o aplicativo. Após o login (ou o cadastro quando necessário), o usuário já pode interagir com a inteligência artificial por meio do chat em texto. Atualmente, o ChatGPT é alimentado pelo GPT-3.5, um modelo de linguagem de inteligência artificial da série GPT da OpenAI. Porém, este ano (2023), a companhia lançou o GPT-4, uma versão mais avançada e multimodal disponível para assinantes do ChatGPT Plus e API para desenvolvedores.

DALL-E 3

Além do ChatGPT, a OpenAI se destaca com o desenvolvimento do DALL-E 3, o modelo de geração de imagens através de inteligência artificial mais moderno da empresa. De acordo com a própria companhia, o DALL-E 3 foi construído de forma nativa no ChatGPT e está disponível para os usuários do ChatGPT Plus e do plano Enterprise. Vale ressaltar que o Criador de imagens do Bing também utiliza o gerador de imagens da OpenAI para produzir conteúdos visuais com IA.

Microsoft Copilot

O Copilot é o assistente da Microsoft baseado em IA e que funciona no navegador Edge, no Windows e no Bing. No Microsoft Edge, o Copilot possui uma integração para entregar uma navegação otimizada. Com o Windows 11, o Copilot promete um acesso rápido a IA e facilita comandos no computador. No Bing, é possível pesquisar e obter respostas com interações em texto no chat. As buscas são realizadas com a inteligência artificial e fornecem contextos atuais com links para as fontes de informação.

A ferramenta de IA também pode ser integrada aos recursos do Microsoft 365, como Word, PowerPoint, Excel, Teams, Outlook, OneNote, entre outros. Nessas plataformas, o Copilot é capaz de auxiliar em tarefas de criação de conteúdo, resumos, geração de imagens, organização e aprimoramento de atividades.

Meta AI

O Meta AI é o assistente virtual com IA generativa que irá possibilitar interações nas plataformas e produtos da Meta, como o Facebook, o Instagram, o Messenger, o WhatsApp e os óculos inteligentes Ray-Ban Meta e Quest 3. O assistente conta com o modelo de linguagem Llama 2 e o modelo de geração de imagens Emu. Com o Meta AI, o usuário poderá usar a inteligência artificial em diferentes atividades, incluindo criar figurinhas personalizadas, otimizar a edição de fotos e gerar novas imagens.

Além disso, o Meta AI vai permitir interagir com a IA por meio de conversas em texto nos bate-papos de aplicativos da empresa. A interação vai funcionar de maneira semelhante ao que já acontece com o ChatGPT, em que a pessoa envia comandos em textos e recebe respostas com linguem natural. A Meta também anunciou 28 personalidades para a IA com representantes famosos.

Google Bard

O Google Bard é o chatbot de inteligência artificial do Google para conversação. Isso significa que a tecnologia funciona com um modelo de linguagem de IA, assim como o seu concorrente, o ChatGPT. Dessa maneira, os usuários podem interagir com perguntas em textos e imagens para receber respostas geradas com o Bard.

Anunciado em fevereiro (2023), o Bard vem recebendo novidades desde então, como a transferência para o PaLM 2, modelo de linguagem mais amplo e potente do Google; disponibilidade em 40 idiomas e cerca de 180 países; inclusão de conteúdos visuais nas perguntas e respostas; extensões para integração com demais serviços do Google que incluem o Gmail, o Google Maps, o YouTube e outras plataformas da companhia.

Ainda no campo de inteligências artificiais, o Google anunciou a chegada do Gemini em dezembro (2023) e revelou que esse é o modelo mais avançado desenvolvido pela companhia até o momento. Entre as aplicações da nova IA, o Gemini será inserido no Bard para potencializar o chatbot.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Fonte: ABCdoABC, OpenAI, Microsoft, Meta, Google, Canaltech

Compartilhar:

  • Data: 27/12/2023 08:12
  • Alterado: 27/12/2023 08:12
  • Érica Oliveira/Plataformanet
  • Plataformanet









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados