Terremoto de magnitude 7,0 atinge balneário de Acapulco, no México
Epicentro, a 13 km do balneário, sacudiu as encostas ao redor do resort, derrubando árvores e lançando grandes pedras na estrada; uma morte foi notificada
- Data: 08/09/2021 09:09
- Alterado: 08/09/2021 09:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Carros danificados após o terremoto no estado de Guerrero
Crédito:Reprodução
Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu o sudoeste do México, na região próxima ao balneário de Acapulco, no Estado de Guerrero, na noite da terça-feira, 7. O tremor provocou danos a prédios e deslizamentos de terra, bloqueando estradas.
Até o momento, uma morte foi notificada. Segundo as autoridades locais, Eliodoro Hurtado, de 19 anos morreu esmagado por um poste, no estado mexicano de Guerrero.
Os reflexos do terremoto também foram sentidos na capital do país, Cidade do México, localizada a cerca de 370 km do epicentro. Com medo do tremor, pessoas deixaram suas casas e apartamentos durante a noite.
Segundo a prefeita Claudia Sheinbaum não há registros de danos graves no local, mas alguns pontos da capital registram falta de luz. Em postagem nas redes sociais, Sheinbaum disse que muitas pessoas ficaram sem eletricidade e que as autoridades estavam trabalhando para restaurar a energia. O serviço de metrô da cidade informou que os serviços de trem foram retomados após uma revisão de segurança.
Em comunicado, a concessionária mexicana de energia (Comissão Federal de Eletricidade) afirmou que 1,6 milhão de usuários foram afetados pelo terremoto por todo o país, incluindo moradores da capital e de cidades vizinhas, além de residentes dos Estados de Guerrero, Morelos e Oaxaca, mas estão trabalhando para restaurar a energia nas regiões afetadas
O sismo de magnitude 7,0 foi inicialmente medido como 7,4 pelo Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
De acordo com o instituto, por ter sido registrado muito próximo à superfície, cerca de 12,5 km abaixo do solo, o efeito de agitação do tremor foi amplificado.
Terremotos não são incomuns no México pela razão de sua localização na borda da placa tectônica norte-americana. Dois grandes terremotos atingiram o país em setembro de 2017 e, em 19 de setembro de 1985, um tremor de magnitude 8,0 matou cerca de 9.500 pessoas na Cidade do México e arredores, o que provocou mudanças nos códigos de construção e maiores proteções contra terremotos.