Tempestade de Raios Impacta o Vale do Paranhana e Região Metropolitana
Mais de 1.300 descargas em 13 minutos! Veja os detalhes desse fenômeno raro.
- Data: 03/01/2025 01:01
- Alterado: 03/01/2025 01:01
- Autor: redação
- Fonte: ZeroHora
Crédito:Reprodução
Na noite da última quinta-feira, dia 2, uma impressionante tempestade de raios foi observada em várias localidades do Vale do Paranhana, da Região Metropolitana e do Vale do Sinos. O fenômeno atmosférico foi registrado pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung entre 20h28 e 20h41.
De acordo com dados coletados pelo observatório, que opera em um raio de 40 quilômetros a partir de Taquara, foram contabilizados 1.340 raios que iluminaram o céu em municípios como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí e Taquara durante um intervalo de apenas 13 minutos.
Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório, destacou que essa é a primeira vez em mais de um ano que a região testemunha uma tempestade de raios com tal magnitude. “Os raios registrados foram principalmente nuvem a nuvem. Um evento semelhante ocorreu apenas no primeiro semestre de 2023”, afirmou Jung.
Essa ocorrência meteorológica coincide com um alerta emitido pela Defesa Civil sobre possíveis pancadas de chuva e raios na Região Metropolitana, enfatizando a necessidade de cautela entre os moradores da área.