Tempestade de inverno que pode ‘congelar pessoas em minutos’ atinge EUA

Mais de 100 milhões de pessoas estão sob alertas climáticos

  • Data: 23/12/2022 14:12
  • Alterado: 23/12/2022 14:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Tempestade de inverno que pode ‘congelar pessoas em minutos’ atinge EUA

Crédito:Reprodução

Você está em:

Uma poderosa tempestade de inverno no Ártico está atravessando os Estados Unidos e partes do Canadá, derrubando temperaturas e cancelando voos antes dos dias de viagem mais movimentados do ano. Mais de 100 milhões de pessoas estão sob alertas climáticos.

A onda de frio pode fazer este Natal ter as temperaturas mais baixas em décadas, preveem meteorologistas. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) disse que temperaturas congelantes de -45 °C e -56 °C são possíveis até o final desta semana em algumas partes do país.

Acredita-se que a massa de ar do Ártico possa chegar até a fronteira com o México, onde fortes rajadas de vento farão a temperatura cair para -9,4 °C em El Paso, no Texas. Até mesmo a Flórida, considerado o Estado americano mais ensolarado, deve ter o Natal mais frio em 30 anos.

O NWS descreveu o fenômeno climático de inverno como “único em uma geração”, especialmente quando a tempestade atinge a região dos Grandes Lagos, onde sua pressão deve atingir o equivalente a um furacão de categoria 3. Os meteorologistas antecipam que a tormenta vai se transformar rapidamente no que se conhece como um “ciclone bomba” congelante.

O meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional Michael Charnick publicou um vídeo no Twitter no qual é possível observar motoristas lutando contra o tempo ruim em uma estrada entre Colorado e Wyoming, onde a temperatura com ventos gelados despencou para 40°C negativos.

O NWS emitiu mensagens de advertência no Twitter, afirmando que rajadas de neve já estavam ocorrendo ou eram esperadas das planícies centrais até a costas Leste e Nordeste do país. “As pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos”, advertiu o serviço de meteorologia. “As áreas mais propensas ao congelamento são a pele desprotegida e as extremidades, como mãos e pés. A hipotermia é outra ameaça durante o frio extremo”.

O frio é tão intenso que permitiu às pessoas publicar vídeos fazendo o chamado “desafio da água fervendo”, no qual água fervente é jogada no ar e congela imediatamente.

Compartilhar:

  • Data: 23/12/2022 02:12
  • Alterado:23/12/2022 14:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados