Tampinha Legal é presença confirmada no 2º Fórum de Economia Circular
Com mais de 40 participantes presentes, o programa foi destaque no maior fórum de sustentabilidade do país.
- Data: 11/05/2023 13:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto SustenPlást
Tampinha Legal marca presença no 2º Fórum de Economia Circular
Crédito:Divulgação/Instituto SustenPlást
O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, participou do 2º Fórum de Economia Circular, que aconteceu em Gramado na última semana. O evento, que é considerado o maior e mais completo fórum de sustentabilidade do país, reuniu especialistas, acadêmicos, setor produtivo, autoridades políticas, comunidade e cerca de 40 participantes do Tampinha Legal.
O programa foi apresentado pelo presidente e pela gerente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt e Simara Souza. Ambos explicaram como o Tampinha Legal funciona e como se consolidou em um case de sucesso em economia circular. De acordo com Simara Souza, um dos objetivos do programa é aumentar os níveis de consciência a respeito dos resíduos plásticos. Algo que, segundo ela, foi abordado de forma eficiente durante o fórum. “A tampa é a menor parte de uma embalagem e é através dela que conseguimos resultados extraordinários. Nossa participação no 2º Fórum de Economia Circular destacou a importância do descarte correto, além de esclarecer sobre as infinitas possibilidades do plástico para a sociedade. Com o Tampinha Legal, por exemplo, é possível retornar as tampas plásticas para a indústria, transformando-as em novos artefatos, contribuindo com o meio ambiente, causas sociais e movimentando a economia”, destacou.
Ao final da apresentação, Simara Souza recebeu uma homenagem do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do RS (Sinplast) e da Revista Plástico Sul, organizadores do evento, por toda a sua dedicação e empenho para a valorização da indústria de transformação do plástico no Brasil. “Me senti muito honrada ao receber este prêmio, mas saliento que o mérito é de todas as mãos voluntárias que fazem o Tampinha Legal acontecer”, finalizou Simara.
Durante o evento também aconteceu o Encontro de Multiplicadores do Tampinha Legal, que apresentou a Oficina Solidária do Tampinha Legal com a confecção, em tempo real do Pr.A.I.A – Protótipo de Andador Infantil de Areia. Confeccionado com tubos de PVC, proporciona acessibilidade ao mar, para crianças e adolescentes com deficiência ou mobilidade reduzida e também a idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e deficientes visuais. O Pr.A.I.A confeccionado no fórum foi testado durante o evento e entregue para um dos alunos da Apae de Canela, que é uma das entidades assistenciais cadastradas no programa.
Além disso, Simara também realizou a entrega de uma bike da marca Muzzy Cycle, feita inteiramente com polipropileno, para a entidade assistencial Educandário São João Batista, vencedora do Desafio da Bike. Na solenidade da entrega também estavam presentes a secretária de meio ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira da Silva e a promotora de justiça do MPRS, Annelise Monteiro Steigleder. O programa também recolheu cerca de 70kg de tampas plásticas que foram arrecadadas pela rede de hotéis Gramado Parks, apoiadores do Tampinha Legal na Serra Gaúcha.