Taiwan: terremoto mata uma pessoa, derruba casa e descarrila trem
Outros nove tiveram ferimentos leves, disse o Centro de Operações de Emergência de Taiwan
- Data: 18/09/2022 15:09
- Alterado: 18/09/2022 15:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Taipei, 18/09/2022 – Um forte terremoto abalou grande parte de Taiwan neste domingo, derrubando um prédio de três andares e prendendo temporariamente quatro pessoas dentro, deixando cerca de 400 turistas presos na encosta de uma montanha e derrubando parte de um trem de passageiros para fora dos trilhos. Uma pessoa morreu e nove tiveram ferimentos leves, disse o Centro de Operações de Emergência de Taiwan.
O terremoto de magnitude 6,8 foi o maior entre dezenas que sacudiram a costa sudeste da ilha desde sábado à noite, quando um tremor de 6,4 atingiu a mesma área. A maior parte dos danos parecia estar ao norte do epicentro, que a Central Meteorológica de Taiwan disse estar na cidade de Chishang a uma profundidade de 7 quilômetros.
Na cidade de Yuli, um operário de fábrica de cimento morreu, e um prédio de três andares desmoronou, disse a Agência Central de Notícias da ilha. O proprietário de 70 anos do prédio e sua esposa foram resgatados primeiro, e, na sequência, uma mulher de 39 anos e sua filha de 5 anos.
Mais de 7 mil residências ficaram sem energia em Yuli, e canos de água também foram danificados.
Polícia e bombeiros foram deslocados após o colapso de uma ponte em uma estrada de duas pistas no que parecia ser uma parte rural da mesma cidade, onde três pessoas e um ou mais veículos podem ter caído, de acordo com relatos da mídia.
Também em Yuli, um deslizamento de terra prendeu cerca de 400 turistas em uma montanha, disse a agência de notícias. Eles não tinham eletricidade e estavam com sinal de celular fraco.
Detritos caíram em uma plataforma na estação Dongli na cidade de Fuli, que fica entre Yuli e o epicentro em Chishang, e atingiram um trem que passava, descarrilando seis vagões, disse a Agência Central de Notícias, citando a administração da ferrovia. Nenhum dos 20 passageiros ficou ferido.
Japão: tufão Nanmadol atinge sul do país; milhares de pessoas deixam suas casas
Um poderoso tufão atingiu o sul do Japão neste domingo, com ventos e chuvas fortes, causando apagões, paralisando o transporte terrestre e aéreo e provocando a evacuação de milhares de pessoas.
A Agência Meteorológica do Japão disse que o tufão Nanmadol estava se dirigindo ao norte depois de atingir a cidade de Kagoshima, na ilha Kyushu, no sul do país. Tinha ventos sustentados máximos de 162 quilômetros por hora. A previsão era atingir Tóquio na terça-feira.
A agência previu 50 centímetros de chuva até a noite de segunda-feira e alertou sobre enchentes e deslizamentos de terra. Também advertiu os moradores das áreas afetadas sobre níveis “sem precedentes” de ventos e ondas fortes, exortando-os a deixar a região mais cedo.
Alertas de tempestade e ondas altas estavam em vigor em Kagoshima, onde os moradores foram aconselhados a ficar dentro de edifícios estáveis no segundo andar ou acima, se isso for considerado uma opção mais segura do que ir a centros de evacuação.
Mais de 12 mil pessoas se abrigaram em centros de evacuação. Na região vizinha de Miyazaki, cerca de 8 mil pessoas deixaram suas casas.
Autoridades locais disseram que várias pessoas ficaram feridas. Quedas de energia ocorreram em toda a região de Kyushu quando o tufão danificou linhas e instalações enquanto se deslocava para o norte. Na noite de domingo, 216.450 casas estavam sem eletricidade, de acordo com a empresa de energia Kyushu Electric Power.