Sustentabilidade com imaginação é empregada em São Caetano
Oficina de Arte com Lixo Eletrônico é sucesso no Centro Digital de São Caetano
- Data: 28/11/2013 18:11
- Alterado: 28/11/2013 18:11
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Um dos grandes desafios da sustentabilidade ambiental é a reutilização de materiais que normalmente seriam considerados lixo. Em São Caetano do Sul, o Centro Digital faz sua parte ao ensinar crianças e jovens a utilizar, de forma criativa, objetos tecnológicos que já perderam seu uso. A oficina Fazendo Arte com Lixo Eletrônico é oferecida gratuitamente no local desde o início de 2013 e já atendeu dezenas de estudantes da cidade, que mostraram muita inventividade para montar esculturas, carrinhos, bonecos e muitas outras instalações com mouses, teclados e outros componentes de computadores e telefones celulares.
O coordenador pedagógico do Centro Digital, José Carlos Brancatelli, destaca que a oficina de reutilização de lixo eletrônico é diferente de todas as outras oferecidas no espaço educacional, especialmente por envolver trabalhos manuais com materiais que seriam descartados. “Mas, apesar deste enfoque na criatividade, no início do curso os alunos realizam pesquisas na internet sobre as diferenças da reciclagem e do reuso, e também buscam inspiração para as esculturas que vão realizar durante as aulas.”
Um dos destaques da oficina Fazendo Arte com Lixo Eletrônico é a presença de vários estudantes de inclusão de escolas sancaetanenses. “Os jovens que participam das aulas dão asas à imaginação e fazem belos trabalhos. Muitos dos que realizam um módulo da oficina voltam para mais um período”, informa Brancatelli. Os participantes do curso têm à disposição diversos materiais eletrônicos, que chegam ao Centro Digital graças a doações, e podem usá-los livremente. O único limite é a imaginação de cada um.
Na oficina de novembro, foi proposto aos jovens que as obras montadas com o material reutilizado tivessem como tema o Natal. E o que se viu foi o surgimento de diversos presépios com mouses e imagens natalinas criadas com circuitos internos de computador – muitas delas estão expostas no andar térreo do Centro Digital (Avenida Goiás, 950, Bairro Santa Paula), bem diante de um abrigo de ônibus, levantando a curiosidade dos transeuntes.
Início – A professora Cristiane Müller Benevides, responsável pelas aulas, iniciou o trabalho de reutilização de lixo eletrônico em 2012 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elvira Paolilo Braido. “Eu dava aula de Robótica e Informática para os 8ºs anos e como alguns alunos não se interessavam muito pelo tema, decidi incentivá-los a utilizar peças antigas de computadores e celulares para produção de arte. Eles curtiram muito a ideia, que eu acabei trazendo ao Centro Digital em 2013.”
A professora Cristiane ressalta que apesar do enfoque artístico e criativo da oficina, muitos conceitos de computação são apresentados aos jovens que participam das aulas. “Conforme eles vão selecionando as peças para utilizar em suas obras, vou explicando a função de cada uma delas. Isso desperta o interesse deles continuarem estudando o funcionamento destes equipamentos eletrônicos”, afirma. Informações sobre as oficinas do Centro Digital de São Caetano podem ser obtidas pelo telefone 4226-2245.