SPTrans e IPT firmam convênio para análise microbiológica em ônibus com ar-condicionado
IPT irá realizar uma avaliação microbiológica, de parâmetros físicos e químicos relacionados à qualidade do ar dentro dos ônibus municipais que possuem equipamento de ar condicionado
- Data: 07/01/2021 17:01
- Alterado: 07/01/2021 17:01
- Autor: Redação
- Fonte: SPTrans
SPTrans e IPT firmam convênio para análise microbiológica em ônibus com ar-condicionado
Crédito:Divulgação/IPT
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, firmou termo de cooperação técnica com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) com o objetivo de analisar a qualidade do ar, além da possível presença de microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde no interior dos ônibus da frota municipal da capital paulista. O documento foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, no dia 6 de janeiro de 2021.
De acordo com o projeto, o IPT irá realizar uma avaliação microbiológica, de parâmetros físicos e químicos relacionados à qualidade do ar dentro dos ônibus municipais que possuem equipamento de ar condicionado. Após a realização das análises, o órgão emitirá um relatório técnico apontando os resultados à SPTrans, que deverá orientar as empresas prestadoras de serviço a adotarem novos procedimentos para a circulação e renovação do ar, caso seja constatada a necessidade.
O objetivo da SPTrans é verificar a necessidade de aprimorar novos protocolos de limpeza, incluindo o sistema de ar-condicionado, para reduzir os riscos de contaminações de passageiros, motoristas e cobradores. O prazo para a realização dos testes é de seis meses contados a partir de dezembro de 2020, podendo ser prorrogado de comum acordo, caso seja identificada a necessidade de realização de mais testes.