SP realiza a primeira missão do Programa de internacionalização da economia criativa
Representantes das 10 empresas paulistas selecionadas irão a Austin, no Texas (EUA), participar do evento de arte, criatividade e inovação que acontece de 11 a 20/3
- Data: 09/03/2022 11:03
- Alterado: 09/03/2022 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Crédito:
A primeira missão do Creative SP/Programa de internacionalização da economia criativa do Governo de São Paulo começa na sexta-feira 11/3. Dez representantes de empresas e instituições paulistas do setor, selecionados entre 152 inscritos, irão participar do South by Southwest 2022 (SXSW), evento de arte, criatividade e inovação que acontece de 11 a 20/3 em Austin, Texas (EUA). O SXSW 2022 é a primeira das 10 missões internacionais para eventos setoriais estratégicos promovidas pelo CreativeSP. O programa, uma ação conjunta entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a InvestSP e a Secretaria de Relações Internacionais do Governo de São Paulo, tem como objetivo difundir a produção cultural e criativa do Estado, estimular os negócios com parceiros internacionais, atrair investimentos e consolidar a imagem de São Paulo como polo cultural.
Cada missão prevê a participação de 10 representantes de empresas e instituições culturais do Estado, que terão direito a um reembolso de até US$ 4 mil em despesas elegíveis e acesso a ações de capacitação, consultoria e monitoramento de resultados, além de acompanhamento pós-eventos. “Queremos fortalecer a atuação internacional de empresas e instituições culturais e criativas de São Paulo e gerar renda, emprego e desenvolvimento”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, que integra a mesa de abertura do SP Day, ao lado do presidente da Invest SP, Gustavo Junqueira, e da CEO da PretaHub, Adriana Barbosa.
As empresas selecionadas para o SXSW 2022 são: Amplifica (produtora musical); Barbatuques (música corporal); Claraluz (audiovisual); Dançar Marketing (marketing cultural); Elo (audiovisual); Estúdio Bijari (arte, design e tecnologia); Lemme Content (comunicação de marketing); O2 (distribuição cinematográfica), Phonogram?me (marketing de NFTs musicais) e Rito (experiências imersivas). Na agenda dos participantes estão previstos eventos culturais, ações de capacitação, palestras, seminários e encontros de networking, entre outras atividades. Durante o SP Day, no SP Lounge, em 15/3, haverá uma programação exclusiva de debates e palestras com representantes do setor cultural, além de um espaço dedicado à promoção do networking. Entre os convidados, estão a secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo, Patrícia Ellen, e o empresário do setor de entretenimento KondZilla.
“O São Paulo Day vai mostrar que em São Paulo há uma população apaixonada por cultura, entretenimento e tecnologia, além de toda uma estrutura, com hubs de inovação, apoio a startups, centros de tecnologia e mão de obra qualificada para inovar e fazer negócios”, diz o presidente da InvestSP, Gustavo Diniz Junqueira.
Programação SP Day no SXSW 2022
Local: Austin, Texas (EUA)
Data: 15/03
Brunch e abertura
Horário: 9:00am
Painéis
São Paulo: Development Powered by Culture
Horário: 10:00am-11:00am
Adriana Barbosa (CEO da Feira Preta)
Gustavo Junqueira (presidente da Invest SP)
Sérgio Sá Leitão (secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo)
Innovation in São Paulo’s Creative Economy
Horário: 11:30am-12:30pm
Alex Allard (Cidade Matarazzo)
Roberto Fabri (Omelete)
Patrícia Ellen (secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo)
New Museums, New Directions, New Audiences
Horário: 2:30pm-13:30pm
John Spriggins (moderador)
Marília Bonas (Museu da Língua Portuguesa)
Marcello Dantas (Japan House)
From the Margins to the Mainstream
Horário: 4:00pm-5:00pm
Kondzilla (empresário do setor de empreendimento)
Encerramento com atração musical
Horário: 5:00pm