SP levará empresas paulistas para o Festival de Cinema de Berlim
Será a primeira missão para o festival promovida pelo CreativeSP; interessados devem se inscrever pelo site da InvestSP até 11 de janeiro
- Data: 10/01/2024 13:01
- Alterado: 10/01/2024 13:01
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de SP
European Film Market (EFM), espaço voltado para o fechamento de negócios no Festival de Cinema de Berlim
Crédito:Divulgação / Festival de Cinema de Berlim
O Governo de São Paulo levará até 10 empresas paulistas para o 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), um dos maiores eventos do mundo do setor, que acontece de 15 a 25 de fevereiro, na Alemanha.
Será a primeira missão para o festival promovida pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Interessados devem se inscrever pelo site da InvestSP até 11 de janeiro.
Os objetivos são: promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o Estado, com geração de emprego e renda.
Um dos destaques do evento é o European Film Market (EFM), espaço no qual profissionais do setor se reúnem para negociar. Neste ano, são esperados mais de 11 mil participantes do mundo todo, como produtores, detentores de direitos e investidores.
Focado em setores como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, o CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Mais de R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural
Em outubro de 2023, a Secretaria da Cultura e a InvestSP anunciaram a prorrogação do CreativeSP por mais cinco anos. O investimento será de R$ 33 milhões, com a previsão de um retorno 60 vezes maior, com a geração de R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural paulista.
Só no primeiro semestre de 2024, estão previstas pelo menos mais quatro missões:
– SXSW (EUA)
– Games Developer Conference (EUA)
– Festival de Cannes (França)
– Festival de Publicidade Cannes (França)
Mais informações sobre as inscrições para esses eventos também estão disponíveis no site da InvestSP: investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/.