SP: Confira as ações de vacinação contra raiva de 1º a 15 de março_x000D_
A imunização de cães e gatos acontece em áreas públicas em várias regiões da cidade e complementa atendimento nos locais fixos
- Data: 28/02/2023 15:02
- Alterado: 28/02/2023 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
vacinação contra raiva
Crédito:Tânia Rêgo - Agência Brasil
A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente.
Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações. A doença provoca a inflamação do cérebro (encefalite), fatal em praticamente todos os casos. Por isso a vacinação dos animais é tão importante.
Os animais, cães e gatos saudáveis, devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. Na cidade de São Paulo, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) possui 17 postos fixos da em todas as regiões, aos quais os cidadãos podem levar seus animais para serem vacinados gratuitamente. Você pode consultar a relação dos postos aqui.
Para realizar a vacinação, o proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal (RGA). Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.
Além disso, a DVZ possui uma agenda de ações estratégicas que acontecem ao longo do mês em áreas públicas em todas as regiões da cidade. Confira a agenda das ações estratégicas de vacinação na primeira quinzena de março:
Zona norte
Dia 4, das 10h às 15h – Freguesia do Ó – rua Euvaldo Augusto Freire, nº 20
Dias 4 e 5, das 9h às 16h – Casa Verde – Praça Dom Helvécio Gomes de Oliveira
Dia 8, das 9h às 13h – Jaçanã/Tremembé – rua Raimundo Eduardo da Silva, nº 138 (Fábrica de Cultura Jova Rural)
Dia 11, das 10h às 15h – Pirituba – em dois locais: estrada de Taipas X Rua Doutor Carmelo D’Agostino e Rua Jacob Cortez X Rua Jacintho Pereira
Dia 15, das 10h às 15h –Vila Maria – Praça Rio Brilhante, s/nº
Zona sul
Dia 4, das 10h às 15h – M’Boi Mirim – avenida dos Funcionários Públicos, nº 1355
Dia 8, das 10h às 16h – Campo Limpo – rua Deputado João Sussumu Hirata, nº 1 (Panamby)
Zona sudeste
Dia 10, das 9h às 14h – Vila Mariana/Jabaquara – Vila Clara
Centro
Dia 11, das 9h às 15h – Sé – Largo do Cambuci
Zona leste
Dia 15, das 10h às 15h – Cidade Tiradentes – rua Berilo da Fonseca Neves X rua Cachoeira de Paulo Afonso
Dia 15, das 9h às 15h – Ermelino Matarazzo – avenida Jaime Torres X rua Almerindo Alziro Paganini