SP: Carnaval 2023 contou com recursos de acessibilidade
Desfiles tiveram audiodescrição e tradução em Libras dos sambas-enredo
- Data: 23/02/2023 15:02
- Alterado: 23/02/2023 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Carnaval 2023 contou com recursos de acessibilidade
Crédito:Prefeitura de SP
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) e a São Paulo Turismo (SPTuris), promoveu recursos de acessibilidade nos desfiles do Sambódromo do Anhembi a fim de incluir pessoas com deficiência no Carnaval de São Paulo 2023.
Pelo sexto ano, a SMPED ofereceu o serviço de audiodescrição durante o desfile do Grupo Especial, e, este ano, o Grupo de Acesso I também fez parte do projeto. Com o objetivo de incluir pessoas cegas e com baixa visão, o serviço foi transmitido, ao vivo, pelo canal do Youtube da SMPED, ao longo dos desfiles no último final de semana, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro.
Cerca de 180 pessoas com deficiência, assistidas por instituições sociais que atuam com famílias em vulnerabilidade, estiverem no Espaço da Cidade para conhecer os recursos de acessibilidade oferecidos pela SMPED. Dentre elas, Nelson, que possui deficiência visual e elogiou a audiodescrição. “A avaliação deste serviço é muito positiva porque isso igualiza a pessoa com deficiência visual com as demais. Já conhecíamos o trabalho, via internet, e é por isso que a gente veio. A cidade de São Paulo está de parabéns”, disse.
Também estiverem presentes no local o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, a secretária-adjunta da SMPED, Dika Vidal, o secretário estadual dos direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, a secretária executiva da mesma secretaria estadual, Claudia Carletto e outras autoridades.
A secretária da SMPED celebrou a acessibilidade do Carnaval e o apoio que recebe da atual gestão para implantar projetos de inclusão na capital. “Nós temos aqui o Prefeito da Inclusão, sempre fico emocionada porque temos essa parceria. Carnaval é para todos, pessoas com e sem deficiência”, disse Silvia.
Quem também comemorou o sucesso desta edição do Carnaval Acessível foi o prefeito Ricardo Nunes. “Carnaval com alegria, com segurança, com felicidade, gerando emprego e com acessibilidade!”, comentou.
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que fornece detalhes sobre imagens, expressões faciais, figurinos, cenários e qualquer informação visual que compunham o contexto a ser descrito. Os audiodescritores, Mariana Sabino e Fabrício Beltramini, da empresa Para Todos Verem, realizaram o serviço em uma cabine construída em um espaço privilegiado no Sambódromo. Dessa forma, eles assistiram os desfiles a fim de descrever o que era visto e assim transformar o visual em verbal para pessoas cegas e com deficiência visual.
O ‘Samba com as Mãos’, projeto que desde 2016 disponibiliza os sambas-enredo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), também foi oferecido para a comunidade surda presente no Espaço da Cidade. Seu objetivo é incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva. Todos os vídeos continuam disponíveis no canal da SMPED no Youtube.
No próximo sábado (25), no Desfile das Campeãs, os recursos de acessibilidade citados também estarão disponíveis pela mesma rede social.
Serviço de audiodescrição
Data: 25 de fevereiro, sábado
Horário: a partir das 22h
Local: https://www.youtube.com/c/SMPEDSP
Serviço ‘’Samba com as Mãos’’
Vídeos já disponíveis nas redes @smpedsp e na playlist do canal do Youtube