SP amplia projeto sobre acolhimento e saúde emocional para mais de 100 escolas
A ação é realizada pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), da Secretaria da Educação, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog
- Data: 28/06/2023 11:06
- Alterado: 28/06/2023 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Projeto piloto “Acolhimento e saúde emocional na perspectiva da EDH”
Crédito:Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), amplia o projeto piloto “Acolhimento e saúde emocional na perspectiva da EDH” para mais 100 escolas das Diretorias Regionais de Educação (DREs) São Miguel e São Mateus. A ação é realizada pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP)em parceria com o Instituto Vladimir Herzog (IVH).
O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira (26) no território de São Miguel Paulista. E o segundo será realizado na próxima sexta-feira (30), em São Mateus.
Os encontros têm 4 horas de duração e contam com a participação da equipe de educação IVH, da DIGP-SME, do NAAPA, DICEU e DIPED das respectivas DREs, além de gestores das unidades educacionais de ensino fundamental do território.
A dinâmica consiste em contextualizar como está sendo realizada a construção coletiva do projeto no território de Guaianases e pensar, por meio de uma roda de conversa mediada por especialista, sobre o sofrimento emocional dos estudantes a partir da compreensão da produção social, levando em consideração a complexidade do tema e suas peculiaridades.
Saiba mais sobre o projeto
O projeto piloto “Acolhimento e saúde emocional na perspectiva da EDH” tem como finalidade formular propostas de como trabalhar a questão dos diversos sofrimentos dos estudantes na perspectiva educacional.
Ele é composto por três etapas, sendo que, nas duas iniciais, houve o desenvolvimento do processo de escuta acerca da problemática em questão e que possibilitou a produção de insumos para o direcionamento de ações mais potentes na efetivação da sua finalidade.
A Diretora Regional de Educação da DRE Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana, compartilhou em um dos encontros no território que tem impressões positivas sobre a participação das escolas no projeto, afirmando que as mesmas têm tomado decisões mais assertivas quanto à construção de propostas coletivas para as questões desafiadoras nos espaços educacionais.
A ação teve início no território da DRE Guaianases, fruto da constatação dos sofrimentos das crianças e adolescentes, estudantes da Rede Municipal de Ensino, advindos de diversas violências sociais.
A iniciativa acontece de forma colaborativa com os membros das Comissões de Mediação de Conflitos da DRE, representados pela Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU), Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), Supervisão Escolar e serviços do território.