Smallpdf conquista 1 bilhão de usuários com estrutura enxuta e versatilidade
Neste mês de setembro, a empresa de tecnologia da informação Smallpdf, com sede em Zurique, na Suíça, comemorou a expressiva marca de um bilhão de usuários de seu programa que edita, comprime e converte PDFs. Esse sucesso, de abrangência mundial, é fruto do esforço de uma equipe bastante enxuta e criativa, que com cerca de […]
- Data: 04/10/2021 07:10
- Alterado: 04/10/2021 07:10
- Autor: Redação
- Fonte: Smallpdf
Crédito:Freepik
Neste mês de setembro, a empresa de tecnologia da informação Smallpdf, com sede em Zurique, na Suíça, comemorou a expressiva marca de um bilhão de usuários de seu programa que edita, comprime e converte PDFs. Esse sucesso, de abrangência mundial, é fruto do esforço de uma equipe bastante enxuta e criativa, que com cerca de 90 profissionais conseguiu um ótimo desempenho, normalmente só alcançado por equipes maiores, com pelo menos 500 pessoas envolvidas.
A Smallpdf surgiu em 2013, a partir do fluxo de informações que se acentuou em todos os setores da sociedade e da necessidade de se dinamizar o envio de documentos em PDF, cuja sigla significa em inglês “Portable Document Format” ou em português “formato de documento portátil”. Aliás, cabe lembrar que o arquivo em PDF foi inventado no início dos anos 1990 pela empresa norte-americana Adobe, graças à visão de seu cofundador Dr. John Warnock, que imaginou um mundo em que todos pudessem compartilhar e visualizar documentos eletrônicos com facilidade e segurança em qualquer computador, com qualquer sistema operacional.
Como explica o CEO da Smallpdf, Dennis Just, os executivos viviam no Exterior, mas recebiam várias correspondências em suas residências de origem, onde moravam seus familiares. Estes, por sua vez, buscavam uma solução para que essas correspondências pudessem chegar, por e-mail, até esses executivos que trabalhavam distantes dali. Foi assim então que surgiu o compressor de PDFs, carro-chefe da Smallpdf até hoje. A partir daí, após a compressão, esses documentos passaram a ser anexados aos e-mails em arquivos mais leves, chegando com rapidez aos seus destinatários.
“Se pararmos para pensar, um bilhão de pessoas representa quase um oitavo da população mundial, um montante significativo de usuários que já demonstrou aprovar nosso produto”, disse um outro executivo da empresa, Mike Pilawski. Ele acrescentou: “Com o envio eletrônico de documentos através do Smallpdf, aproximadamente 250 mil árvores foram poupadas do corte, com a substituição das folhas de papel por arquivos digitais”. Segundo ele, isso representa uma floresta do tamanho da cidade de Zurique, com seus 88 quilômetros quadrados, onde fica a sede da empresa.
De acordo com Carlota Alcázar Antràs, responsável pela equipe “People and Culture”, no início, a companhia oferecia apenas o compressor de PDFs, contudo, com a expansão dos negócios, o leque de produtos aumentou e hoje a empresa disponibiliza mais de 20 ferramentas voltadas para os arquivos em PDF além de um aplicativo para celular e Windows, assim como várias integrações com alguns dos programas mais populares do mercado. “Graças às nossas ferramentas, usuários de todo o mundo podem agora trabalhar com PDFs de maneira fácil, acessível e produtiva”, afirmou Carlota.
De acordo com ela, são mais de 40 milhões de usuários atendidos todos os meses, com o processamento de aproximadamente 25 milhões de documentos todas as semanas. Além disso, Carlota ressalta que as ferramentas da Smallpdf estão disponíveis em 24 idiomas. “É muito bom saber que essa marca expressiva de 1 bilhão de usuários surge quando comemoramos nosso oitavo ano de existência. E ainda há muito para crescermos, pois temos uma equipe ágil, inovadora e que também é obstinada em seu propósito de superar as expectativas dos clientes”.
Como explica Dennis Just, a diversidade da equipe e a soma dos vários talentos têm sido o diferencial da Smallpdf no mercado. De acordo com ele, a empresa aposta nas novas relações surgidas durante a pandemia e que deverão permanecer também na pós-pandemia, com destaque para o modelo híbrido de trabalho. “Certamente, o fluxo de documentos digitais fará com que muitos papéis e impressoras deixem de ser usados de maneira tão ostentativa, nos mostrando que estamos no caminho certo, inclusive quanto à sustentabilidade, e que ainda há muito para avançarmos”, acentuou Just.
Nessa mesma linha, Pilawski reforçou: “Quando perguntamos aos nossos clientes por que usam o Smallpdf, eles costumam mencionar a facilidade de operação e o ganho de tempo ao longo de um dia de trabalho.” Os dados mostram que o Smallpdf já ajudou seus usuários a pouparem cerca de 2,5 milhões de horas, o que equivale a uma economia de aproximadamente 7.000 anos na redução das atividades burocráticas. “Esse tempo poupado pode agora ser desfrutado com a família, fazendo atividades de que gostam, aprimorando-se ou, simplesmente, aproveitando a vida”, frisou o CPO.
Dos anos 1990 até hoje, o PDF passou por várias transformações, e hoje não é mais propriedade intelectual da Adobe, mas sim, um padrão aberto regulado pela Organização Internacional de Normalização, mais conhecida como ISO (acrônimo do nome em inglês International Organization of Standardization), que regulamenta procedimentos-padrão de vários tipos. Isso significa que outros desenvolvedores podem criar livremente softwares que processam PDFs, precisando apenas seguir as especificações elaboradas pela ISO. Segundo especialistas, foi graças à decisão de democratização do PDF que ele se firmou definitivamente como o formato de documento eletrônico mais popular do universo digital.
Enfim, as inúmeras possibilidades oferecidas pelo PDF e a consequente expansão de mercado para as operações com esse tipo de arquivo é que fazem com que a Smallpdf esteja sempre à procura de profissionais talentosos. Dessa vez, o foco está voltado para os profissionais de Zurique e também de Belgrado, capital da Sérvia.
Segundo a empresa, com o modelo de trabalho híbrido adotado recentemente, seus colaboradores conseguem adaptar o trabalho às outras rotinas, tendo assim uma melhor administração do tempo. Além disso, a Smallpdf oferece uma série de benefícios a seus colaboradores para que eles atuem com satisfação e tenham possibilidades claras de crescimento na carreira e dentro da empresa.