Sicredi e Smurfs se unem para promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Instituição financeira cooperativa reforça, juntamente com os Smurfs, a importância de pequenas ações que podem gerar grande impacto positivo para uma sociedade mais justa e próspera
- Data: 17/09/2021 10:09
- Alterado: 17/09/2021 10:09
- Autor: Redação
- Fonte: Sicredi
Crédito:Divulgação
Pequenas criaturas azuis que moram em casinhas com formato de cogumelo e protagonizam histórias que enfatizam a importância da colaboração e da ajuda mútua. Assim são os Smurfs, personagens criados em 1958 pelo cartunista belga Peyo e, atualmente, embaixadores da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se juntam ao Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do país e integrante do Pacto Global, para reforçar ainda mais a promoção das metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor.
Firmado com a empresa belga IMPS, detentora dos direitos dos Smurfs, por intermédio da agência brasileira Vertical Licensing, o projeto será lançado durante a Semana dos Objetivos Globais (Global Goals Week), realizada entre os dias 17 e 26 de setembro, para promover reflexões, divulgar ações e as boas práticas das cooperativas do Sicredi. Com a parceria, a instituição financeira cooperativa lança nesta sexta-feira (17) o site Sicredi e Smurfs (www.sicrediesmurfs.com.br), desenvolvido especialmente para o projeto, com conteúdos sobre os ODS. Também serão divulgados vídeos protagonizados pelos Smurfs e com imagens reais de iniciativas do Sicredi que estão contribuindo com os ODS. Os vídeos serão disponibilizados tanto no site oficial do projeto quanto nas redes sociais das 31 cooperativas de crédito do Sicredi que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, como a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, e nos canais oficiais do Sistema Sicredi.
“Estamos muito satisfeitos que uma instituição como o Sicredi esteja realizando grandes iniciativas para um mundo melhor e mais sustentável. Portanto, é uma honra que o Sicredi possa se juntar a nós [família Smurf] para o desenvolvimento sustentável, um dos valores fundamentais dos Smurfs. Eles contam com vocês para mudar o mundo e cada gesto conta”, comenta o chefe de marketing na Communications & Family Entertainment, da IMPS, Philippe Glorieux.
Além das mensagens dos Smurfs, as animações ainda trazem imagens de ações realizadas pelas cooperativas nas comunidades e que estão diretamente ligadas aos ODS. O Sicredi tem como princípio os ideais dos fundadores com conceitos sólidos como solidariedade e colaboração. Esses diferenciais são uma alternativa ao sistema financeiro tradicional, da mesma forma que impactam positivamente as comunidades onde o Sicredi está inserido.
Smurfs e ODS
Visto por crianças de várias gerações, o desenho dos Smurfs se transformou em um símbolo para a divulgação dos ODS em todo o mundo. A vice-diretora da UNRIC (Centro de Informações Regionais das Nações Unidas para a Europa Ocidental), Caroline Petit, explica que os Smurfs são integrantes ativos do SDG Media Compact, iniciativa desenvolvida para ampliar a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Eles trazem consciência sobre os ODS para muitas crianças e famílias e, ao fazê-lo, ajudam a mudar comportamentos. Os 17 objetivos globais são das pessoas e cada um de nós pode fazer a diferença para uma sociedade melhor e um mundo mais sustentável”, afirma.
Para o diretor executivo do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira, entidades e empresas têm papel fundamental na mobilização em prol de temas ambientais, sociais e de governança. “O Sicredi já tem no seu DNA essas questões e conceitos que a gente trabalha no Pacto Global. Essa parceria, sem dúvida, é muito vitoriosa. Os Smurfs fazem parte, há muito tempo, do nosso simbólico e continuam mais presentes e contemporâneos do que nunca. Os Smurfs são uma sociedade vivendo em harmonia entre si e com a natureza. O Sicredi tem esse potencial enorme, por meio das cooperativas, de divulgar e levar as informações sobre os ODS e da Agenda 2030 para todos os cantos do país”.
O presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso, explica que a parceria também pretende inspirar associados e a comunidade, ao demonstrar que pequenas ações podem trazer grandes resultados. Esse benefício pode ser sentido por toda a comunidade como um ciclo virtuoso. “Essa iniciativa vem para reforçar o que o Sicredi vem fazendo para construir uma sociedade mais próspera. Queremos mostrar, de forma lúdica, como os objetivos sustentáveis podem atuar em prol de mundo melhor”.
Cooperação para um mundo melhor
O Sicredi integra o Pacto Global desde fevereiro de 2020 e, ao longo dos anos, muitas iniciativas vêm sendo desenvolvidas pelas cooperativas visando à construção de uma sociedade mais próspera. A instituição financeira cooperativa tem democratizado o acesso aos serviços financeiros, especialmente em pequenos municípios, sendo a única opção em mais de 200 localidades do país. Esse impacto positivo, diretamente ligado à promoção do oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (que trata do trabalho decente e crescimento econômico), também foi demonstrado em pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Segundo o levantamento, o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, ao criar 6,2% mais vagas de trabalho formal.
Já a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida (PUFV), propõe, há mais de duas décadas, a utilização de pedagogias ativas e uma metodologia de projetos para a educação integral de crianças e adolescentes. Conectada ao ODS 4, que aborda a educação de qualidade, o projeto nacionalmente já impactou mais de 150 mil crianças e adolescentes. Alinhadas ao oitavo ODS, estão as ações de educação financeira oferecidas pela cooperativa por meio de oficinas voltadas a crianças, jovens e adultos da comunidade.
A igualdade de gênero, proposta no ODS 5, também tem mobilizado a atuação do Sicredi. O apoio e a capacitação às lideranças femininas facilitaram a formação do Comitê Mulher, e o resultado desse trabalho está refletido no aumento de mulheres eleitas como coordenadoras de núcleo e conselheiras nas cooperativas.
Além disso, na questão ambiental, o Sicredi já compensou mais de 27 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) lançados entre 2015 e 2019 pelas operações das agências nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é realizada a partir de inventário realizado com a metodologia internacional GHG Protocol.