Sesi-SP promove ciclo de palestras para Indústrias da Região do Grande ABC
Cerca de 100 profissionais das áreas de recursos humanos, segurança do trabalho e outros cargos de liderança se reuniram no Sesi São Bernardo
- Data: 21/07/2023 19:07
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sesi-SP
Crédito:Elaine Casimiro/Sesi-SP
Na última quarta-feira (19/07), o Sesi-SP, referência em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), promoveu ciclo de palestras para indústrias dos sete municípios da região do Grande ABC sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no eSocial e normas regulamentadoras.
Cerca de 100 profissionais das áreas de recursos humanos, segurança do trabalho e outros cargos de liderança participaram do encontro realizado no Sesi São Bernardo. A ocasião também contou com a presença de gestores do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
A primeira palestra – eSocial nos aspectos técnicos e boas práticas aos eventos de SST – foi proferida pelo orientador técnico de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) do Sesi-SP, Renato Rocha Canno que destacou alguns princípios do projeto, o histórico de alterações para melhor compreensão do que está vigente e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
“O eSocial veio para facilitar e viabilizar o envio de informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores aos órgãos públicos pertinentes. Apesar de não ter essa função de punição, pelo contrário, ele foi criado para melhorar os processos tanto para o trabalhador e para as indústrias, mas pode expor a empresa a um risco muito elevado. Fiquem atentos. A área de SST nunca esteve tão em evidência como hoje e a tendência é aumentar. As empresas que investem em segurança e saúde do trabalho se destacam”, enfatizou.
O Sesi-SP possui longa experiência em ajudar as empresas a cumprir as normas regulamentadoras. O diferencial é a atuação da equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos do trabalho, técnicos de segurança e profissionais da área administrativa, que é responsável pelo gerenciamento e envio dos eventos de SST junto ao eSocial das indústrias parceiras que firmam o contrato com a instituição.
“Nós elaboramos os documentos e, além disso, temos equipes especializadas nesse tema do eSocial. Avaliamos mensalmente e conferimos esses dados antes de enviar para o governo, justamente para corrigir as inconsistências das informações. Estamos o tempo todo cuidando desses dados”, explicou Renato
Ao falar sobre Gestão de SST e seus reflexos no eSocial, o coordenador de operações estratégicas em Segurança e Saúde na Indústria (SSI) do Sesi-SP, Marcelo Garcia Rosa, reforçou a importância da gestão compartilhada e não só profissionais que atuam com SST. “Esse assunto abarca gestão, investimento, tomada de decisão, portanto, é necessário um grande envolvimento de todas as áreas”, ressaltou.
O coordenador também detalhou outros eventos específicos de SST no eSocial, como Programa de gerenciamento de riscos ocupacionais (PGR), Higiene Ocupacional, Laudo Técnico de Condições Ambientais (LTCAT), Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO) e Exames, Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
Para abordar a temática Aspectos legais / Reflexos jurídicos do eSocial nos eventos de SST, o Sesi convidou o advogado com mais de 30 anos de experiência em Direito do Trabalho, Dr. Marcel Cordeiro, sócio da Balera, Berbel e Mitne Advogados. Ele apresentou tópicos vinculados ao assunto de segurança e medicina no trabalho.
“São três aspectos importantes a serem avaliados, como o direito previdenciário com o custeio e benefício. O que a empresa precisa pagar e o que o INSS oferece em contrapartida. E também as ações que não são observadas no plano de acidente de trabalho e a procuradoria pede para empresa devolver aquilo que foi pago e o que será pago para segurado e dependente. E as multas administrativas que são aquelas obrigadas a pagar por ter deixado observar uma obrigação previdenciário, da disposta da norma regulamentadora ou dentro do ambiente do eSocial”, finalizou.
Após as exposições, os três especialistas responderam algumas perguntas da plateia. Ao final do encontro, o coordenador de relacionamento com a indústria e comunidade do Sesi-SP e responsável pelo atendimento da região do Grande ABC, Gabriel Astrazione apresentou o portfólio de produtos de SST que auxiliam as indústrias nesse processo:
– Mapeamento preliminar de SST: 100% subsidiada para todas as empresas (micro a grande porte) e não só para as beneficiárias do Sesi. É fácil, rápido e gratuito. Os interessados precisam preencher um formulário para receber o diagnóstico preliminar gratuitamente.
– Diagnóstico eSocial: *100% subsidiada para empresas beneficiárias do Sesi-SP
– PGR: *100% subsidiada para empresas beneficiárias do Sesi-SP
– NRs e Legislações
– Consultas e Exames
– Demais Serviços aos Trabalhadores
– Demais NRs e produtos às indústrias – programas de saúde e segurança, laudos, ergonomia
Para o técnico de segurança do trabalho, José Mario da Cruz, 47 anos, do Grupo Delga Indústria e Comércio, o encontro promovido pelo Sesi foi extremamente importante para atualização de várias informações e, também, propiciou o networking.
“Um dos temas que chamou minha atenção foi a parte de aspectos legais. Sem dúvida será uma área que vou investir mais, ver o que o Sesi pode trazer para gente, principalmente porque envolve a parte de custos. Como o tema foi segurança do trabalho, essa parte de custo de acidente ela é muito espaçada e a gente precisa concentrar isso para mostrar para os nossos gestores o quanto é importante, como a gente vai investir. Esses custos que aparecem estão separados, então, precisamos procurar um jeito de estudar para concentrar tudo e avaliar o quanto a empresa perde, pois reflete no planejamento estratégico”, declarou Mario.
Para mais informações dos serviços oferecidos gratuitamente, acesse (https://www.sesisp.org.br/para-industria/trilha-sst) ou entre em contato com o coordenador da região do Grande ABC: [email protected] – 11 4344-1011