Sesc Santo André recebe exposição “Quando tudo explode”
A partir do dia 11 de novembro, a Galeria do Sesc Santo André recebe a exposição ‘Quando tudo explode’, da artista e designer Joana Lira
- Data: 08/11/2017 14:11
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc Santo André
“A arte pra mim faz sentido quando tem a oportunidade de transformar
Crédito:divulgação
A partir do dia 11 de novembro, a Galeria do Sesc Santo André recebe a exposição ‘Quando tudo explode’, da artista e designer Joana Lira. Com curadoria de Diego Matos e cenografia de William Zarella, a mostra fica em cartaz até o dia 4 de fevereiro de 2018 e procura dialogar as investigações autorais da pernambucana com os aspectos arquitetônicos da unidade.
O projeto, concebido especialmente para o Sesc, pretende transformar o espaço em uma explosão de luzes e cores. O objetivo é instigar a curiosidade do público e convidá-lo a experimentar as sensações que a artista quer exteriorizar com as obras.
A ruptura de moldes e padrões é um tema recorrente do trabalho de Joana. Segundo a artista, Quando tudo explode é “quando as nossas camadas mais escondidas vêm à tona, quando nada se esconde mais. Tudo emerge, vem para frente e se rompe”. Ela brinca e manipula os elementos como uma grande colagem: juntando-os, vazando-os, pintando-os e sobrepondo-lhes peças a fim de colocá-los como parte íntima da composição, e não apenas um fundo de suporte da obra.
No dia da abertura (11/11), sábado, às 11h, Joana Lira irá conversar com o público sobre este novo trabalho, além de contar sobre a sua carreira como artista e designer, entre outras coisas.
Sobre Joana Lira:
Artista gráfica nascida em Recife, em 1976. Em 1997, mesmo ano de graduação como designer gráfica pela Universidade Federal de Pernambuco, realizou sua primeira exposição individual de pinturas, Bichos Aloprados, em sua cidade natal. Durante 10 anos criou e desenvolveu o projeto de cenografia e identidade visual do carnaval do Recife. Este trabalho lhe rendeu participação em diversas exposições nacionais e internacionais, como a mostra sobre Arte e Cidade no Designmai (Alemanha, 2006), a Expo Xangai (China, 2010), a cenografia do carnaval no Sesc Pompeia (São Paulo, 2012), a Samba Etc. no Musée International du Carnaval et du Masque (Bélgica, 2011) e a Carna Vale, sobre o imaginário brasileiro na cultura brasileira (São Paulo, 2015). Vive e trabalha em São Paulo desde 1999.
Sobre Diego Matos:
É pesquisador, professor e curador, com especial atenção em sua atuação institucional em São
Paulo. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Concluiu mestrado (em 2009) e doutorado (em 2014) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Entre 2005 e 2006, foi professor substituto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, nas áreas de história e teoria da arquitetura e do urbanismo. Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo, 2010, e editor de conteúdo do website da Instituição e do evento. Atualmente é um dos curadores do 20o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, tendo lencionado em cursos livres para o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc – SP. Vive e trabalha em São Paulo desde 2006.
EXPOSIÇÃO:
“Quando tudo explode”
Abertura: 11/11. (Sábado), às 10h
Visitação: 11/11/2017 a 4/2/2018. (terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30).
Onde: Galeria
Ingresso: Grátis | Livre
“Bate-Papo com a artista Joana Lira”
Quando: 11/11 (sábado, às 11h)
Onde: No Espaço de Tecnologias e Artes
Ingresso: Grátis (Inscrições a partir das 10h30 no local)
Não recomendado para menores de 16 anos
SERVIÇO:
SESC SANTO ANDRÉ
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André