Sesc promove atividades na semana mundial do alimento materno

A ação em rede “Do Peito ao Prato” acontece em todo o estado, no mês de agosto, nas unidades da Grande São Paulo, interior e litoral, incluindo as unidades do Santo André e São Caetano

  • Data: 28/07/2019 09:07
  • Alterado: 28/07/2019 09:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Paulo
Sesc promove atividades na semana mundial do alimento materno

Crédito:Divulgação/Sesc São Paulo

Você está em:

O Sesc São Paulo realiza a primeira edição do projeto Do Peito ao Prato – que aborda a importância da alimentação adequada nos dois primeiros anos de vida, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta primeiríssima infância e com reflexos por toda a vida adulta. As atividades ocorrem concomitante à Semana Mundial do Aleitamento Materno, período anual em que mais de 160 países promovem a amamentação como alimento essencial para essa faixa etária. Reunindo 81 atividades gratuitas, o projeto intensifica a gama de ações educativas, participativas e vivenciais sobre alimentação e segurança alimentar ofertadas pelo Sesc São Paulo durante todo o ano.

No Sesc Santo André, a oficina Amamentar no sling acontece no sábado, 3 de agosto, abordando o incentivo ao direito à amamentação tranquila em locais públicos, bem como orientando sobre as melhores posições para amamentação utilizando carregadores de bebê (sling). O evento contará com a presença da psicóloga e doula Carla Capuano e da terapeuta Fabíola Lopes, consultora de aleitamento.

A psicóloga Carla Capuano volta à unidade, ao lado da nutricionista Carla Caratin, na terça-feira, 6 de agosto, para o bate-papo Amamentação – desafios e benefícios. Nessa roda de conversa, serão trazidas informações para a família lidar com as possíveis dificuldades do aleitamento, colaborando para a redução do julgamento e das cobranças que recaem sobre a mulher.

Em São Caetano, as atividades ocorrerão nos três primeiros sábados de agosto. No dia 3, Da gravidez à amamentação: os primeiros passos do aleitamento será conduzida pelas obstetrizes Cintia de Freitas Oliveira e Jacqueline Araujo da Silva, que falarão sobre benefícios e modos de amamentar, importância na criação de uma rede de cuidados, políticas públicas e direitos de quem amamenta.

No dia 10, a palestra Como superar as dificuldades relacionadas à amamentação?, com a nutricionista Viviane Laudelino Vieira, abordará relactação e recomendações relativas à amamentação.  A nutricionista retorna no dia 17 para a oficina Introdução de alimentos sólidos para bebês, que traz os conceitos do baby-led weaning (BLW), orientações sobre cortes e consistências dos alimentos, uso de sal e temperos, alimentos a serem evitados, engasgos e outras dúvidas frequentes nesta fase.

“Por meio das ações propostas, o Sesc convida à reflexão sobre práticas alimentares nos primeiros anos de vida, entendendo-as como medidas de proteção à saúde infantil e contribuintes na constituição de indivíduos mais saudáveis”, salienta o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até os 6 meses, o bebê só precisa do leite materno. E a amamentação continuada, combinada com a introdução alimentar, até os 2 anos ou mais, traz benefícios para a sua saúde na infância e por toda a vida, influenciando para que as crianças desenvolvam maior inteligência, além de contribuir para a construção de laços afetivos entre mãe e bebê.

O Sesc São Paulo, consciente dessa importância, propõe atividades em diversas de suas unidades, distribuídas por todo o estado de São Paulo, voltadas não só para a mãe e o bebê, mas para todos que participam direta ou indiretamente deste processo. Para que o aleitamento seja bem-sucedido, as mulheres devem receber apoio desde o período de gravidez. Assim, a organização da rotina intensa, estabelecida com a chegada de um novo membro à família, bem como a superação de dificuldades que possam surgir, poderão ocorrer de maneira mais tranquila e natural. “A família, os amigos, os companheiros, as empresas e toda a sociedade também amamentam. Amamentam quando compartilham as outras tarefas de cuidados com o bebê. Amamentam quando não constrangem a mulher que dá de mamar. Amamentam quando esclarecem e protegem de julgamentos ou informações confusas, mitos ou desestímulos”, considera a nutricionista Mariana Ruocco, assistente técnica da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar do Sesc São Paulo.

A introdução da alimentação complementar é outro momento delicado e cheio de expectativas na vida dos cuidadores e do bebê. Toda essa fase, que compreende desde a gestação até que a criança complete 2 anos de idade, é conhecida como “primeiros mil dias” – repleta de transformações e evoluções velozes, únicas e excepcionais. São as chamadas janelas de oportunidades do desenvolvimento infantil.

Na programação, que ocorre entre 1 e 7 de agosto, estão atividades como a exibição do Tigers, inédito no circuito comercial, que será exibido em quatro unidades do Sesc São Paulo; um piquenique para bebês com bate-papo sobre alimentação nos primeiros mil dias de vida; bate-papos sobre rede de apoio à amamentação e seus dilemas, os avós e a influência na formação do comportamento alimentar, amamentação e volta ao trabalho, desafios e benefícios da amamentação, desmame conduzido pelo próprio bebê; contações de histórias, amamentar com sling + mamaço; oficinas e vivências sensoriais; alimentação para bebês com Síndrome de Down, entre outras.

“Os costumes alimentares têm papel decisivo na vida das crianças, impactando não apenas seu crescimento físico e cognitivo, como também afetivo, e conformando-se em hábitos para idade adulta”, destaca o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Confira programação completa em sescsp.org.br/dopeitoaoprato

Compartilhar:

  • Data: 28/07/2019 09:07
  • Alterado:28/07/2019 09:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados