Servidores da Defesa Civil de Mauá participam de curso sobre dengue

Reunião teve como intuito compartilhar ideias e ações a serem realizadas em campo

  • Data: 30/04/2015 15:04
  • Alterado: 16/08/2023 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Servidores da Defesa Civil de Mauá participam de curso sobre dengue

Cerca de 20 funcionários da Defesa Civil participaram de curso com técnicos do Centro de Controle de Zoonoses

Crédito:Evandro Oliveira

Você está em:

Cerca de 20 servidores do Departamento de Defesa Civil de Mauá, entre agentes e fiscais, participaram na manhã de hoje (30), juntamente com funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de um treinamento focado no assunto da dengue e sua alarmante manifestação na região. O encontro ocorreu nas dependências da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) de Mauá.

“O objetivo principal deste encontro é, através de um bate-papo, encontrarmos juntos soluções e discutirmos ações benéficas que possam ser realizadas em campo, quando recebermos algum chamado ou demanda. Em conjunto, conseguiremos controlar melhor e atender com mais eficiência”, explicou Sandro Corumba, gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Mauá.

É sabido que há uma série de ações que são desencadeadas a partir do momento que se recebe uma demanda acerca da dengue, e a reunião com este grupo foi uma espécie de fábrica de ideias para que as ações possam cada vez mais serem tomadas com antecedência. Veterinárias e agentes do departamento fizeram uma demonstração prática sobre o assunto, com exemplos de larvas e mosquitos, além de reagentes.

Reuniões como estas têm sido comuns. O Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde tem sido convidado a fazer atividades informativas em escolas particulares da cidade, além do que já realiza nas municipais. A equipe conta com duas pessoas fantasiadas de mosquito da dengue fortalecendo as ações pedagógicas desenvolvidas com os alunos.

Dengue em Mauá – Mauá registrou, de janeiro a 24 de abril, 1248 notificações de casos suspeitos de dengue. Destes, 362 foram positivos, sendo 125 contraídos no próprio município, 147 importados e 90 sob investigação sobre Local Provável de Infecção (LPI); e 309 negativos. Não há registro de óbito por dengue desde 2008.

No período de janeiro a abril, Mauá registrou, em 2014, 137 notificações, sendo 11 casos confirmados e nenhum autóctone.

Este ano foi o primeiro na cidade em que foi necessária a nebulização. As equipes têm realizado o bloqueio, com pesquisa e aplicação de larvicida; feito a busca ativa de indivíduos suspeitos; realizado visitas aos moradores do quarteirão em que há o caso suspeito e nas faces das quadras adjacentes; implantou uma tenda itinerante, com equipe que informa sobre a doença e explica as maquetes (com os ambientes ideal e o não indicado em moradias); entre outros.

Compartilhar:

  • Data: 30/04/2015 03:04
  • Alterado:16/08/2023 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados