Semrush divulga ranking dos e-commerces mais acessados no Brasil em 2023

Amazon, classificada na segunda posição, cresce 30.7% no último ano e avança na disputa pela liderança com o Mercado Livre

  • Data: 28/10/2023 09:10
  • Alterado: 11/12/2023 12:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Semrush divulga ranking dos e-commerces mais acessados no Brasil em 2023

Crédito:Divulgação/Freepik

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A Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, divulga o ranking dos 20 e-commerces mais acessados no Brasil em 2023. Segundo o levantamento, o Mercado Livre permanece no topo da lista, com uma média de 286 milhões de visitas mensais, seguido pela Amazon, com cerca de 260 milhões. No entanto, o segundo lugar desperta a atenção dos especialistas: o marketplace norte-americano teve 253 milhões de acessos em setembro deste ano, um crescimento de 30.7% em comparação com o mesmo período de 2022, que registrou um tráfego de 193 milhões. Com isso, a empresa encosta na tradicional liderança argentina, como mostra o ranking abaixo:

 DomínioMédia Mensal de 2023 (entre jan e set)Comparação Anual(set/2023 e set/22)Setembro 2022Setembro 2023
1Mercado Livre286.463.2633,5%266.190.664275.639.957
2Amazon260.717.20830,7%193.860.725253.325.101
3OLX134.249.49716,0%119.038.140138.029.852
4Ali Express125.744.1345,6%105.951.677111.908.420
5Magazine Luiza107.305.29918,0%84.351.63199.576.414
6Shopee85.111.895-13,7%94.658.44781.701.826
7Americanas47.177.455-46,4%81.445.26743.657.986
8Casas Bahia43.086.149-14,7%39.666.02933.846.274
9Kabum37.448.269-0,9%39.459.64739.091.043
10Samsung33.109.13014,4%32.181.80636.828.834
11Netshoes28.659.623-8,9%28.116.58125.610.006
12Shein26.433.3186,3%17.338.13818.426.063
13Apple23.759.07026,7%19.902.07825.215.227
14IFood22.016.57919,3%19.572.45923.350.361
15Carrefour14.807.06313,5%14.143.71516.059.050
16Centauro13.847.269-22,7%16.636.21312.865.971
17O Boticário14.001.40418,1%10.102.93711.936.280
18Ponto Frio11.059.297-12,0%10.503.5849.238.194
19Ebay9.938.3134,0%8.964.9449.326.482
20Submarino5.843.663-71,0%14.974.8264.349.547

Segundo Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush Brasil, esse avanço da Amazon é fruto do grande investimento da empresa no país: “Além da expansão e otimização da sua logística, o marketplace tem apostado em estratégias que fidelizam tanto vendedores quanto consumidores. Para vendedores, o market place é um bom canal de exposição de produtos e possíveis vendas, enquanto para o consumidor a associação com outros produtos como o Prime, gera fidelização e benefícios diretos como frete grátis”.

Além da Prime, o especialista explica que a Amazon desenvolve produtos de marcas próprias de diversos setores, que contribuem para a fidelização do usuário: “Há itens que se tornaram tão conhecidos a ponto de serem referências em suas próprias funcionalidades. Às vezes, a pessoa chama um e-reader qualquer de Kindle por assimilar a marca ao produto. O mesmo acontece com a Alexa e as demais assistentes virtuais. Isso faz com que o consumidor vá ao site da Amazon para adquirir essas marcas únicas”.

Enquanto isso, o Mercado Livre é novato na prática. Iniciou o desenvolvimento de itens próprios apenas em 2021. Recentemente, o marketplace argentino também passou a utilizar a assinatura digital como uma estratégia de negócio. “Apesar da empresa não possuir um serviço de streaming próprio, como a Amazon, ela investiu na parceria com a Disney+, Star+ e HBO Max, além de oferecer outros benefícios, como descontos e frete grátis. Interessante como a competitividade promove melhoras nos serviços”, explica.

Casagrande também ressalta a experiência do usuário com a marca como um dos principais fatores que influenciam o retorno do cliente à loja online: “Tanto a Amazon como o Mercado Livre investem na otimização dos sites. Isso inclui a estética, a velocidade durante a navegação das páginas, a criação de conteúdos e a descrição detalhada de produtos, além de informações sobre pagamentos e entrega”.

Queda nacional e estabilização das marcas asiáticas

Informação já esperada por muitos, após a declaração de falência da Americanas, em janeiro deste ano, o marketplace brasileiro registrou uma queda de 46.4% em setembro de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. Como reflexo, a empresa irmã, Submarino, viu seu tráfego cair ainda mais: 71% no último ano.

Enquanto isso, as gigantes asiáticas se mantiveram estáveis no ranking. Com singelas mudanças, marcas como AliExpress, Shopee e Shein mostram a contínua popularidade no país.

“O ranking mostra como o e-commerce brasileiro está cada vez mais globalizado. Com a grande presença de empresas da América do Norte, Europa e Ásia no país, os marketplaces nacionais e regionais terão que investir em estratégias para competir com a concorrência”, finaliza Casagrande.

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

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  • Alterado:11/12/2023 12:12
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